Lara Vieira, de 12 anos, se destacou nos cursos intensivos nas férias de julho nos Estados Unidos este ano e garantiu vaga para 2024
Guarujá vem ganhando maior relevância no mundo da dança. Com o apoio da Prefeitura, grandes destaques do meio alçaram voos internacionais. Chegou a vez da bailarina Lara Vieira, de 12 anos, ficar em evidência. Ela garantiu a participação na edição de 2024 dos cursos intensivos de verão das escolas estadunidenses Miami City Ballet e National Ballet Academy New York.
Lara faz parte do Instituto Arte em Movimento, há três anos. A entidade conta com suporte da Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult). O poder público financia a estrutura local.
Trajetória
A história por trás do alcance internacional de Lara começa ao trazer cinco premiações para a Cidade. Ela ganhou, em primeiro lugar, nos Festivais de Dança Petipá, em São Paulo, e no Santista de Dança, ambos na categoria solo clássico livre. Além disso, as segundas colocações no Fidifest Online, no Open Dance Festival Online e no Festival de Pirajaú, no solo clássico livre.
O destaque foi tão significativo que Lara foi aprovada em três cursos intensivos de verão, em julho deste ano, nos Estados Unidos, com direito a bolsa de estudos. Entre eles, o Summer Dance Kids e o South American Summer Program da Escola Miami City Ballet, ambos em Miami. Além destes, o National Academy Denver, em Nova Iorque, no qual foi necessário negar para participar dos dois primeiros na Flórida. A participação da menina nestes dois cursos despertou interesse e garantiu a vaga para o próximo ano.
O trabalho de Lara é árduo, já que ela faz aulas de jazz, balé, sapateado, danças flamenca e contemporânea. A fundadora do Arte em Movimento, Ana Zucchi, ressalta a dedicação da menina com a dança. “É o sonho dela. A Lara chega aqui às 15 horas e ensaia até as 21h30. Fora os treinos extras nos finais de semana”, ressalta.
A consequência do esforço foi a vitória em três categorias solo e cinco em conjunto no Festival Puls’Art, realizado em São Paulo. Além disso, ela participou de um workshop de balé clássico com o bailarino americano Cornell Callender. As duas oportunidades aconteceram em setembro deste ano.
Para Lara, o que ela está vivendo é a realização de um sonho. “Sempre coloquei em minha mente que conseguiria realizar o meu sonho e não imaginava que seria tão rápido. Sigo aprendendo e sei que tenho muito a alcançar no futuro”, destaca.
Mídia Nacional
Durante o curso no Miami City Ballet, no último mês de julho, a visibilidade de Lara ficou maior, já que ela apareceu nacionalmente, no programa Encontro com Patrícia Poeta, da Rede Globo. Ela foi selecionada para compor o elenco de bailarinos que apareceram na matéria a respeito de outro aluno da escola.
Publicar comentários (0)