G1 Santos

Baixada em Pauta #124: Facções têm interesse estratégico na região, diz promotor do Gaeco

today1 de abril de 2023 7

Fundo
share close

O crescimento desordenado das cidades da Baixada Santista permitiu, ao longo dos anos, a ocupação em áreas de proteção, mangues e morros, locais de difícil acesso à atuação de órgãos ligados ao Poder Público. A situação, de acordo com Renato dos Santos Gama, promotor do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado de São Paulo (Gaeco), serve de atrativo para que o crime organizado se estabeleça, ainda mais pela proximidade como o maior porto da América do Sul, que é porta de entrada e saída para diversos países e continentes.

Uma vez estabelecidas, as facções têm todo um mecanismo para operar no território. E isso passa por outros crimes, como lavagem de dinheiro com jogos de azar, corrupção, furtos em linhas férreas e daí por diante.

Ao Baixada em Pauta, que estreia novo formato, o promotor contou sobre essa ocupação criminosa na região, o trabalho realizado pelo Gaeco e as dificuldades enfrentadas junto à Justiça para colocar na cadeia os articuladores, os grandes nomes, aqueles que financiam o crime organizado.



Gama entende que existe uma visão arcaica sobre o Direto Penal e o combate ao crime, o que atrasa processos e acaba com trabalhos que exigiram horas de investigações e coleta de provas.

“Nos dias atuais nós vemos as mais absurdas anulações de processos criminais pelo puro formalismo, como se o formal fosse a finalidade, como se não fosse só um meio de garantir que o Estado não abusasse”. Ele ressalta que em mais de 90% dos casos o mérito não é julgado.

Podcast Baixada em Pauta recebe o promotor do Gaeco Renato dos Santos Gama — Foto: Alexsander Ferraz/A Tribuna Jornal

Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.

Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia…

Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça – e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

semana-santa-altera-expediente nas-reparticoes-publicas-de-guaruja

Prefeitura de Guarujá

Semana Santa altera expediente nas repartições públicas de Guarujá

Serviços essenciais como as UPAs 24 horas, Guarda Civil Municipal e coleta de lixo funcionam normalmente Em virtude da celebração da Semana Santa, as repartições públicas de Guarujá terão expediente alterado nesta quinta-feira (6) e na sexta-feira da Paixão (7), ponto facultativo e feriado, respectivamente. Confira o que funciona durante o recesso: – Paços municipais Raphael Vitiello e Moacir dos Santos Filho – Fecham quinta-feira (6), com retorno das atividades […]

today1 de abril de 2023 3

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%