G1 Santos

Baixada em Pauta #142: Deputado autor de lei que garante cannabis para uso medicinal em SP quer insumo acessível em todo país

today5 de agosto de 2023 5

Fundo
share close

O deputado estadual Caio França (PSB) foi o convidado da semana do Baixada em Pauta, onde falou sobre Lei 17.618/2023, de autoria dele, que foi sancionada em 31 de janeiro e garante acesso à cannabis medicinal no Sistema Único de Saúde. O político, embora tenha destacado o avanço sobre a questão, ainda a vê como um passo e pretende auxiliar para que os medicamentos sejam garantidos em todo o país.

“Hoje esse por exemplo é um assunto que quase domina a minha rede social. Quando a pessoa vai digitar cannabis medicinal o primeiro projeto sancionado no Brasil, estadual é do nosso mandato. Hoje outros 20 estados protocolaram projetos idênticos ao nosso. […] Eu estou muito feliz com o que estou fazendo e convicto de que estou no caminho certo, de que tenho que quebrar paradigma”, disse ele, que afirmou estar preparado para auxiliar demais parlamentares de outras regiões.

Caio é filho do ministro de Portos e Aeroportos, ex-governador de São Paulo e prefeito de São Vicente, Márcio França (PSB). Ele explicou a relação com o pai na política, como isso o ajudou, e como foi o processo para dissociar as imagens e trabalho para entre público e demais políticos.



Não posso negar que meu pai me abriu todas as portas na primeira eleição e não tenho nenhum problema em falar sobre isso. É legal quando você tem alguém que é bem sucedido no seu entorno e consegue te proporcionar isso, mas acho que eu, ao longo do tempo, consegui impor a minha presença, o meu ritmo e minhas posições”, disse.

Caio França em visita à Associação Flor da Vida, em Franca (SP). A entidade terapêutica busca auxiliar as famílias no tratamento com cannabis medicinal. — Foto: Divulgação

Apesar da percepção que tem hoje sobre tal relação, em 2012 Caio perdeu a disputa para prefeito de São Vicente para Luis Cláudio Bili, segundo ele, provavelmente por um desgaste de imagem. Ele entende que a população queria uma mudança no comando do Paço Municipal, onde o pai dele esteve e depois fez sucessores.

Na época da derrota, tinha 23 anos e recebeu 47, 01% dos votos, enquanto o concorrente foi eleito com 51,47%. “Ainda bem que aquela eleição. Eu acho que precisava estar mais maduro para estar à frente de uma prefeitura”, disse, hoje com 34 anos e no terceiro mandato como deputado estadual.

Caio França, deputado no estado de SP, é o convidado do Baixada em Pauta da semana — Foto: Marcelo Junqueira/TV Tribuna

Você confere essa história e muitas outras no bate-papo no podcast ou videocast do Baixada em Pauta. O acesso pode ser feito nesta matéria, na home do g1 Santos, nos aplicativos de áudios favoritos ou pelo Facebook. Basta curtir as páginas e nos seguir!

Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.

Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia…

Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça – e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

festival-do-pastel-e-realizado-pela-primeira-vez-em-santos,-sp

G1 Santos

Festival do Pastel é realizado pela primeira vez em Santos, SP

O evento acontece neste sábado (5) e domingo (6), no Teatro Municipal. A atração principal são as massas saborizadas de alho, pimenta, queijo, ervas finas e chocolate. A entrada é gratuita. Festival do Pastel é realizado pela primeira vez em Santos — Foto: Divulgação O Festival do Pastel movimentará a cidade de Santos, no litoral de São Paulo, nesta sábado (5) e domingo (6), das 12h às 21h. O evento […]

today5 de agosto de 2023 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%