G1 Santos

Baixada em Pauta #169: Capitão do GBMar detalha perfil dos afogados nas praias do litoral de SP

today10 de fevereiro de 2024 15

Fundo
share close

Podcast: Você pode ouvir Baixada em Pauta no g1, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, no Hello You ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga o Baixada em Pauta, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.

Baixada em Pauta #169: Karoline Burunsizian, Capitão do GBMar, é entrevista desta semana



Baixada em Pauta #169: Karoline Burunsizian, Capitão do GBMar, é entrevista desta semana

Durante a temporada de verão, o Baixada em Pauta recebeu a Capitão do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), Karoline Burnsizian, que detalhou o perfil dos afogados nas praias da Baixada Santista, no litoral de São Paulo. De acordo com ela, 80% das vítimas são da capital e Grande São Paulo.

Em relação ao sexo, 97% dos afogados são homens que, segundo ela, são mais ‘corajosos’ de enfrentar o mar, provavelmente por conta de bebidas alcoólicas. O período em que a maior parte dos afogamentos acontece é entre 10h e 17h, sendo que 98% dos casos são em locais de risco, como corrente de retorno ou buraco.

Para ela, a sensação de salvar uma vida é algo viciante. “Quero sempre fazer, quero sempre ter essa oportunidade de estar no lugar certo, na hora certa e salvar uma pessoa”. No entanto, nem sempre isso é possível, então o sentimento é de frustração. “A gente tem um preparo. Tem que ter um preparo psicológico, espiritual, ou cada um dentro da sua crença para entender essas coisas”.

Karoline afirmou que o mar é um livro que as pessoas não têm conhecimento e nem sabem ler. “O guarda-vidas aprende ferramentas, treina essas ferramentas para conseguir ler esse livro que é o mar”, enfatizou.

Ela disse que, apesar da profissão ser sensacional, os guarda-vidas nunca sabem quando irão voltar para casa. “[Não sabemos] se vamos ajudar um morador de rua ou um pai de família milionário, [mas] você vai ajudar da mesma forma essas duas pessoas”.

Capitão do GBmar, Karoline Burnsizian, detalha perfil dos afogados nas praias do litoral de SP — Foto: Reprodução

Você confere essa história e muitas outras no bate-papo no podcast ou videocast do Baixada em Pauta. O acesso pode ser feito nesta matéria, na home do g1 Santos, nos aplicativos de áudios favoritos ou pelo Facebook. Basta curtir as páginas e nos seguir!

Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.

Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia…

Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça – e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

onda-de-violencia-cancela-carnaval-em-cidade-do-litoral-de-sp

G1 Santos

Onda de violência cancela Carnaval em cidade do litoral de SP

O anúncio foi feito na sexta-feira (9), por meio do Boletim Oficial do Município. Segundo o comunicado, a medida impede o desfile de blocos e a apresentação de bandas. De acordo com a prefeitura, as novas datas para realização dos eventos na cidade estão em processo de definição. A decisão foi tomada, ainda de acordo com o boletim, "considerando a preservação e integridade dos foliões e organizadores de blocos e […]

today10 de fevereiro de 2024 3

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%