G1 Santos

Baixada em Pauta #171: Advogado e amigo de Chorão relembra lutas e glórias do ‘bad boy’ do rock brasileiro

today24 de fevereiro de 2024

Fundo
share close

O advogado Maurício Cury, convidado do podcast Baixada em Pauta, é sócio em um escritório de advocacia em Santos, no litoral de São Paulo, mas, apesar atender grandes empresas e clientes importantes, nenhum tem o nome tão conhecido como de Chorão, vocalista da banda Charlie Brown Jr., que morreu em 2013.

Durante um bate-papo de uma hora, ele reservou quase 20 minutos para falar do amigo de juventude, que virou cliente e, como dizia na música, sempre lutou pelo que era dele. Ele falou sobre a relação com o artista e admite: sempre deu trabalho, mas por quem tinha enorme admiração.

Cury citou, por exemplo, a participação dele em um documentário sobre Chorão, a briga do roqueiro com Marcelo Camelo, vocal dos Los Hermanos, a separação do Charlie Brown Jr., além dos conflitos pessoais do amigo. O advogado costumava comer com o Chorão em uma churrascaria e ouvir em primeira mão as músicas que fizeram sucesso em todo o país.



Chorão e o advogado Maurício Cury durante uma premiação do canal MTV. — Foto: Arquivo Pessoal

Para ele, o vocalista sempre foi muito valorizado como artista no país e, mesmo após a morte, continua em alta.

“O Chorão se tornou um mito porque não veio ninguém atrás. […] não tem ninguém fazendo um trabalho nem parecido com o que os caras fizeram, né? E aí o trabalho não é do Chorão, é da banda. A banda era sensacional, né? Tiago, Marcão, enfim, Pelado, e depois as transformações […]”.

Segundo Maurício Cury, advogado de Chorão, o cantor era muito próximo de sua família e frequentava festas de família. — Foto: Arquivo Pessoal

Filho de comerciante, Cury contou sobre o começo da carreira e como decidiu cursar Direito com o apoio do pai. Antes, sem saber muito qual caminho seguir, disse ter pensado em estudar Odontologia, mas brincou que não teria vida longa na área devido à falta de habilidade manual.

Logo no começo da profissão, estagiou em um renomado escritório na cidade, onde conheceu a esposa e, também, teve contato com as especialidades que veio a estudar, desenvolver e atuar.

A experiência o abriu portas, entre elas a do Santos FC. No clube do coração, durante a administração do presidente Samir Jorge Abdul-Hak, assumiu o cargo diretor jurídico aos 25 anos.

Ele disse ter aprendido muito, mas que se desencantou com o futebol pelas relações “promiscuas”. Ele deixou claro que isso nada teve relação com a gestão de Samir, mas dos bastidores, com empresários mandando na base, cartolas, jogadores, entre outros detalhes.

Maurício Cury, advogado, foi o convidado da semana do podcast Baixada em Pauta — Foto: g1 Santos

Cury também contou como é ter como clientes empresas de comunicação, e os cuidados com as reportagens, em relação aos termos usados, abordagens e escolhas de imagens. Segundo ele, não se trata de censurar o profissional jornalista, mas trabalhar em conjunto para evitar danos a quem escreve, à empresa e a quem é notícia.

Você confere essa história e muitas outras no bate-papo no podcast ou videocast do Baixada em Pauta. O acesso pode ser feito nesta matéria, na home do g1 Santos, nos aplicativos de áudios favoritos ou pelo Facebook. Basta curtir as páginas e nos seguir!

Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.

Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia…

Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça – e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

shows-de-stand-up,-festa-de-iemanja-e-mais;-confira-as-atracoes-no-fim-de-semana-no-litoral-de-sp

G1 Santos

Shows de stand-up, festa de Iemanjá e mais; confira as atrações no fim de semana no litoral de SP

As cidades da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, contam com uma extensa programação cultural e de lazer neste final de semana. Entre os destaques, estão os festejos em homenagem a Iemanjá. Na agenda, ainda há shows de humoristas, espetáculos e festivais. Então, bora conferir a programação completa? 😉 Festival de Hip-Hop será realizado em Guarujá neste final de semana — Foto: Divulgação/Prefeitura de Guarujá O município de Guarujá […]

today24 de fevereiro de 2024 3

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%