G1 Santos

Baixada em Pauta #173: MC Bola, do hit ‘Ela é top’, relembra execuções de funkeiros e ameaças: ‘ouvia que existia uma lista’

today9 de março de 2024 6

Fundo
share close

Wallace Santos Ramos, mais conhecido pelo público como MC Bola e, pela mãe, como Lace, é uma das lendas do funk nacional. Aos 41 anos, ele viveu de tudo no meio da música e, no ano que completa 25 anos de carreira, esteve no Baixada em Pauta para um bate-papo sobre as experiências de vida, desde o preconceito quando resolveu cantar o estilo musical até a glória com a música ‘Ela é top’, o maior sucesso da carreira, que é tocada até hoje e lembrada por ele todos os dias.

E não, não é lembrada por discos de ouro ou quadros e fotos. Wallace se casou com a musa inspiradora da música. Aquela, que não andava, mas desfilava, que é top e capa de revista. A única diferença, segundo ele, é que a esposa não posta mais no Facebook, prefere o Instagram.

Além de ter falado da esposa e da música, considerada seu ‘arroz e feijão’, que todo mundo gosta quando bem feito, ele lembrou o começo difícil do menino que nasceu no fundão do Estuário, em Santos, no litoral de São Paulo, que teve o pai assassinado e muitos acreditando que não fosse dar certo.



Mc Bola se apresenta em Guarujá — Foto: Divulgação

A música o deu uma oportunidade com um dom, e os tios um apoio financeiro para a gravação do primeiro funk. Ele lembrou que, naquela época, o estilo musical era muito forte no Rio de Janeiro com os proibidões, mas tinha muita briga nos bailes, o que fez a população olhar com preconceito para quem cantava e gostava do gênero.

Ele viveu esse preconceito em casa e na rua. A mãe não queria que o menino nascido em uma família musical, do samba, se envolvesse com o funk. Ela tinha medo, embora hoje, emocionado, Wallace conte que a mãe o encare com um olhar de orgulho, de que as coisas deram certo.

Mas, voltando ao medo, poucos anos depois de ter começado, amigos MCs em Santos começaram a ser mortos. Ele disse que, até hoje, não se sabe o motivo das execuções e, na ocasião, se aplicativos de mensagens, recebia ameaças veladas. Wallace contou que teria ouvido falar de uma lista e que o nome dele estaria nela.

Foram tempos difíceis, em que precisou se mudar e morar longe de casa para não ocorrer o pior e, principalmente, para deixar a mãe mais tranquila. Ele contou nunca ter pensado em parar com a carreira apesar das execuções e refletiu sobre o motivo que o levou a ser resiliente.

Segundo Wallace, afora o amor pela música, e por cantar, foi naquele momento que o hit dele explodiu, que ‘Ela é Top’ passou a tocar em todas as rádios e programas de televisão. Foi um combustível para permanecer na batalha até hoje e poder celebrar os 25 anos com lançamento de livro, DVD e a segunda edição do projeto ‘Esqueminha’, onde canta não só funk, mas como samba e pagode.

MC Bola foi o convidado da semana do Baixada em Pauta — Foto: g1 Santos

Você confere essa história e muitas outras no bate-papo no podcast ou videocast do Baixada em Pauta. O acesso pode ser feito nesta matéria, na home do g1 Santos, nos aplicativos de áudios favoritos ou pelo Facebook. Basta curtir as páginas e nos seguir!

Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.

Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia…

Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça – e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

policial-aposentado-reage-a-assalto-em-posto-de-combustiveis-no-litoral-de-sp;-video

G1 Santos

Policial aposentado reage a assalto em posto de combustíveis no litoral de SP; VÍDEO

Ele impediu que os criminosos roubassem o caixa do estabelecimento em São Vicente (SP). Câmera de monitoramento flagrou a ação. Quadrilha tenta assaltar posto de combustível em São Vicente Quatro criminosos foram impedidos de roubarem o caixa de um posto de combustíveis após um policial aposentado reagir ao assalto em São Vicente, no litoral de São Paulo. Imagens de câmeras de monitoramento, obtidas pelo g1 neste sábado (9), mostram a […]

today9 de março de 2024

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%