G1 Santos

Baixada em Pauta #181: Mãe fora da caixa, escritora de best-seller defende que mulheres não sintam culpa no maternar: ‘se deu errado, tudo bem’

today11 de maio de 2024 7

Fundo
share close

Escrever o que é ser mãe não é tarefa fácil. Tá aí uma palavra simples, mas tão complexa. E quer saber? Nem para elas a missão de descrever o significado e o que representa ser mãe é algo fácil. Isso ficou bem claro no bate-papo do Baixada em Pauta desta semana, com a escritora Thaís Vilarinho, que é autora do best-seller ‘Mãe fora da caixa’, livro que virou peça de teatro e vai se tornar filme.

Durante a conversa com os jornalistas Matheus Müller e Luiz Linna, Thaís contou que escreveu e lançou o livro citado acima em 2017. Ela já havia tido o segundo filho e, mesmo assim, sentia falta de um conteúdo verdadeiro sobre a realidade que é ser mãe, e todas as dúvidas que surgem no maternar.

Nas redes sociais, principalmente no Instagram, onde tem 1,2 milhão de seguidores, os textos e crônicas de Thaís, que resultaram no livro, criaram um grande ambiente de debate e troca de experiências, uma comunidade.



Thaís Vilarinho à esquerda com o livro que deu origem a um monólogo e vai virar filme — Foto: Arquivo pessoal

Embora a troca seja rica e as experiências possam ser testadas em casa com os filhos ou fazer refletir, ela ressaltou que ser uma mãe fora da caixa é não aceitar ser enquadrada em padrões, ou melhor, em caixas.

“A grande vitoriosa é aquela [mãe] que respeita o seu limite […]. Cada mãe é única, cada bebê é único, cada junção mãe e bebê é mais única ainda. Como a gente fica querendo entrar nessas caixas do igual todo mundo? “, disse.

Thaís falou sobre as informações obtidas na internet sobre a maternidade e a responsabilidade que entende ter diante da repercussão do trabalho dela com as mães.

Thaís Vilarinho é escritora do best-seller ‘Mãe fora da caixa’ — Foto: Arquivo pessoal

“Acho que a internet tem muitas coisas boas, claro, mas acho que a gente tem que saber filtrar. E falo isso muito para as minhas leitoras: Filtre o que você vai acompanhar. Se você achar que está com cheiro de imposição, sai fora, porque você não precisa disso. O seu bebê foi para você”.

Para ela, no passado, não tinha tanta informação e as mães “peitavam mais quem elas eram.

“Acho que esse lance de [sentir] culpa não era tanto quanto é hoje, sabe? Porque elas acreditavam. Eram elas por elas. Se deu errado, tudo bem, tenta de novo. Hoje em dia é tanto dedo apontado, tanto o lugar do ‘tem que’… que a mulherada se perde e, às vezes, acaba deprimindo”.

Thaís Vilarinho, escritora de seis livros voltados às mães, esteve no podcast Baixada em Pauta — Foto: g1 Santos

Você confere essa história e muitas outras no bate-papo no podcast ou videocast do Baixada em Pauta. O acesso pode ser feito nesta matéria, na home do g1 Santos, nos aplicativos de áudios favoritos ou pelo Facebook. Basta curtir as páginas e nos seguir!

Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.

Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia…

Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça – e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

sexo-‘papai-e-mamae’-sem-camisinha,-pijama-de-cetim:-o-relato-de-stormy-daniels,-a-ex-atriz-porno-que-se-tornou-pivo-do-1o-julgamento-contra-trump

G1 Mundo

Sexo ‘papai e mamãe’ sem camisinha, pijama de cetim: o relato de Stormy Daniels, a ex-atriz pornô que se tornou pivô do 1º julgamento contra Trump

Ele é acusado de ter ocultado contabilmente e declarado como honorários advocatícios o pagamento de uma propina para silenciar Stormy Daniels durante a campanha eleitoral de 2016, quando ele foi eleito presidente. No caso, promotores de Nova York acusaram Trump de 34 crimes de falsificação de registros comerciais. Segundo o Minstério Público, o ex-presidente tentou encobrir um pagamento de US$ 130 mil a Daniels. Trump se declarou inocente. Aqui estão […]

today11 de maio de 2024 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%