G1 Santos

Baixada em Pauta #184: Cantora trans transforma dores, sonhos e até amores inventados em arte e esperança

today1 de junho de 2024 3

Fundo
share close

A cantora Maria Sil, de 32 anos, lança o álbum ‘Grito, Beat e Poesia’, o primeiro da carreira. As músicas autorais têm letras que carregam as dores vividas, relatos da violência do país, do preconceito, mas, ao mesmo tempo, traz faixas com mensagens de conforto e esperança.

Mulher trans, ela falou sobre as dificuldades enfrentadas por ser quem é, mas ressaltou o desejo de mudar o cenário e as perspectivas. Portanto, enquanto não alcança alguns dos sonhos traçados, diz que os imagina e os vive em forma de letra e música.

“A gente está muito condenada, enquanto mulheres trans e travestis, a falar sobre desemprego e prostituição compulsória e a expectativa baixa de 34 anos. É tudo tão urgente que não dá tempo de sonhar, e eu não vou passar uma vida falando só de dor”.



Maria Sil, cantora de São Vicente (SP), lança o primeiro álbum ‘Grito, Beat & Poesia’ — Foto: Arquivo pessoal

Embora a maioria dos cantores e interpretes se defina em um estilo musical, Maria não. Embora sempre tenha inclinado para a Música Popular Brasileira (MPB), ela não quer ser rotulada por uma só categoria. Prova disso é o álbum Grito, Beat & Poesia, que traz de tudo um pouco.

Segundo ela, as músicas precisam conversar com as letras, com os sentimentos que elas carregam. Uma das faixas Maria escreveu quando ainda tinha 15 anos, depois de visitar o Rio de Janeiro. A cantora estava em um dos morros em processo de ‘pacificação’, quando começaram os tiros. Para ela, não tem como encaixar a levada da MPB para contar tal história de violência, que se repete ainda hoje.

Maria Sil trabalha na divulgação do livro de poesias da mãe, Vani dos Santos, que morreu de covid-19 dias após selecionar os textos que seriam publicados — Foto: Arquivo pessoal

Ao mesmo tempo em que lança o primeiro álbum, Maria Sil também trabalha na divulgação do livro da mãe Vani dos Santos, que morreu aos 69 anos em decorrência da Covid-19 antes do projeto ficar pronto.

A cantora se emocionou ao falar da mãe, com quem teve o prazer de aprender a dar valor à vida, a estudar e se posicionar. Da professora de história e mulher ribeirinha citou diversas lembranças e o prazer que teve em escolher entre 600 poesias as que viriam a ser publicadas.

Vani ajudou em todo o processo e, inclusive, tomou conhecimento do nome do livro antes de morrer. “Trazer à tona o trabalho da minha mãe acho que é a maior forma de justiça que posso fazer à vida dela”, disse ela, sobre a escrita profunda da mãe.

Maria Sil, cantora de São Vicente (SP), é a convidada da semana do Baixada em Pauta — Foto: g1 Santos

Você confere essa história e muitas outras no bate-papo no podcast ou videocast do Baixada em Pauta. O acesso pode ser feito nesta matéria, na home do g1 Santos, nos aplicativos de áudios favoritos ou pelo Facebook. Basta curtir as páginas e nos seguir!

Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.

Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia…

Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça – e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

guaruja,-sp,-realiza-audiencia-publica-para-apresentar-novo-tracado-da-3a-area-de-protecao-ambiental

G1 Santos

Guarujá, SP, realiza audiência pública para apresentar novo traçado da 3ª Área de Proteção Ambiental

A Prefeitura de Guarujá, no litoral de São Paulo, promove a primeira audiência pública para apresentar a proposta atualizada de criação da terceira Área de Proteção Ambiental (APA) na região Sudoeste, popularmente conhecida como ‘Cabeça do Dragão’. Com a criação da terceira APA, Guarujá estima ter mais de 60% do território protegido. O encontro será realizado no dia 6 de junho, às 18h, na Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) – […]

today1 de junho de 2024 1

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%