G1 Santos

Guarujá, SP, realiza audiência pública para apresentar novo traçado da 3ª Área de Proteção Ambiental

today1 de junho de 2024 1

Fundo
share close

A Prefeitura de Guarujá, no litoral de São Paulo, promove a primeira audiência pública para apresentar a proposta atualizada de criação da terceira Área de Proteção Ambiental (APA) na região Sudoeste, popularmente conhecida como ‘Cabeça do Dragão’. Com a criação da terceira APA, Guarujá estima ter mais de 60% do território protegido.

O encontro será realizado no dia 6 de junho, às 18h, na Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) – Campus Guarujá (Rua Albertino Pedro, 75 – Enseada). O espaço é aberto a toda a sociedade civil e recomenda-se que as pessoas cheguem com 30 minutos de antecedência, para credenciamento.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Segurança Climática (Semam), que está à frente das tratativas, apresentará a nova sugestão de traçado da área, baseada nas sugestões da população. Desde abril, a prefeitura realizou duas oficinas participativas e abriu espaço para que os moradores, as associações de bairros, a iniciativa privada e segmentos do poder público fizessem contribuições.



Os estudos para a criação da terceira APA são do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), que viabilizou o levantamento no processo de instituição da APA Serra de Santo Amaro. Para conferir, basta acessar os dados no site da Prefeitura de Guarujá.

Mais de 60% do território protegido

Com a criação da terceira APA, Guarujá estima ter mais de 60% do território protegido. Isso porque a Cidade já possui duas APAs: Serra do Guararu e Serra de Santo Amaro, instituídas respectivamente em 2012 e 2021. Juntas, somam 48% de toda a extensão municipal. A primeira já teve o seu modelo de governança reconhecido mundialmente pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).

A criação de uma APA não altera o desenvolvimento da vida e o funcionamento das atividades locais já existentes, mas é respaldada por regime jurídico. Trata-se de uma ferramenta de gestão e proteção ambiental compartilhada entre o poder público e a sociedade civil, com atuação dos conselhos gestores. O recurso favorece o manejo sustentável e a busca de recursos para investimentos.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

chuveiro-coletivo,-camas-na-parede-e-no-teto,-corredor-da-primeira-classe:-como-e-a-viagem-de-trem-que-atravessa-o-canada

G1 Mundo

Chuveiro coletivo, camas na parede e no teto, corredor da primeira classe: como é a viagem de trem que atravessa o Canadá

O embarque é feito na ‘Union Station’, estação que recebe 250 mil passageiros por dia. A travessia passa por cinco províncias, percorrendo 4.466 quilômetros, durante quatro dias e quatro noites. Ao longo do percurso até Vancouver são quatro fusos horários diferentes. Os passageiros e funcionários vão se adaptando aos desafios e são cativados pelas belezas. Saiba mais abaixo: A experiência a bordo: desafios e belezas Embora o espaço seja bastante […]

today1 de junho de 2024 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%