G1 Santos

Baixada Santista registra queda no número de mortes e acidentes de trânsito em 2024

today22 de fevereiro de 2024 5

Fundo
share close

A Baixada Santista, no litoral de São Paulo, registrou uma queda de 29% no número de mortes no trânsito em janeiro de 2024. Ao todo, foram registradas 15 mortes no período, ante 21 em janeiro de 2023. Os dados são do sistema Infosiga SP, coordenado pelo Detran-SP.

De acordo com o levantamento, houve uma queda de 4% no número de acidentes de trânsito sem vítimas em 2024. No estado de São Paulo, o número apresentou uma alta de 0,5 ponto percentual em comparação a 2023.

Um dos destaques apontados pela pesquisa é a redução das mortes envolvendo pedestres no período, onde houve uma redução de 67% das ocorrências. Em janeiro de 2023, foram registradas 9 mortes envolvendo pedestres, ante 3 em 2024.



Em relação às ocorrências envolvendo bicicletas, foram registradas três mortes em janeiro de 2023 e dois casos no mês de janeiro deste ano. Um caso fatal também foi registrado envolvendo o condutor de um automóvel. Em 2023, não havia sido registrado nenhuma ocorrência do tipo.

Motociclista, de 19 anos, é arremessado ao colidir frontalmente contra carro, no bairro Morrinhos, em Guarujá (SP) — Foto: Reprodução

O número de mortes envolvendo motociclistas, entretanto, permaneceram iguais na comparação entre os meses dos dois anos, onde foram registradas 8 mortes em cada um dos períodos.

Segundo a pesquisa, as motocicletas continuam sendo o veículo com maior índice de mortalidade no trânsito estadual. Em janeiro de 2023 foram 136 casos, número que evoluiu para 169 no mês passado em todo estado.

Carro invade restaurante e assusta moradores em Santos (SP) — Foto: Nicole Vasques/g1 Santos

De acordo com o Detran-SP, a autarquia está coordenando a estruturação do novo Observatório Estadual de Trânsito, que irá contribuir com aperfeiçoamento do Infosiga, mediante investimento de R$ 9 milhões em tecnologias e inteligência artificial

Com o equipamento, será possível realizar o cruzamento de dados, como: informações de condutores habilitados e veículos registrados no estado de São Paulo, além das infrações de trânsito cometidas pelos motoristas, para fins de geração de informações visando adoção de políticas públicas voltadas à segurança viária.

Há previsão também de cruzamento desses dados com informações de sistemas da Secretaria da Saúde, Instituto Médico Legal, Artesp, DER, cartórios de registro civil e do aplicativo de trânsito Waze, entre outros.

O Detran- SP informou ter investido, apenas em 2023, mais de R$ 302 milhões, oriundos de multas de trânsito, em iniciativas voltadas à prevenção de ocorrências e à sinalização em municípios paulistas. O órgão é responsável por 28% da frota brasileira, com mais de 32 milhões de veículos registrados.

Na última campanha do Detran-SP, veiculada durante o Carnaval 2024, o foco foi o respeito à vida, às leis de trânsito e ao uso do cinto de segurança, com o mote “Por um Carnaval Melhor na Rua, na Avenida e na Estrada”.

Mensalmente, o Detran SP emite aproximadamente 400 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e 1,2 milhão de Certificados de Registro e Licenciamento Veicular (CRLVs).

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

pm-e-assaltado-em-estrada-de-sp,-reage-e-mata-criminoso;-video

G1 Santos

PM é assaltado em estrada de SP, reage e mata criminoso; VÍDEO

Um criminoso foi baleado e morto ao assaltar um policial militar de folga, na tarde desta quinta-feira (22), na praça de pedágio na Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, na altura de São Vicente, no litoral de São Paulo -- a morte não é contabilizada na Operação Verão, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP). (assista o vídeo acima) Imagens obtidas pelo g1 mostram o momento em que PM […]

today22 de fevereiro de 2024 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%