G1 Santos

Baleia com petrecho de pesca enroscada em mandíbula encalha em praia do litoral de SP

today29 de maio de 2024 1

Fundo
share close

Animal de aproximadamente 11 metros foi localizado em estado avançado de decomposição.


Baleia foi encontrada na Praia do Canto do Indaiá, em Bertioga (SP) — Foto: Ana Marina Fernandes/Instituto Gremar



Uma baleia, em estado avançado de decomposição, encalhou na faixa de areia de uma praia em Bertioga, no litoral de São Paulo. Segundo apurado pelo g1, o animal de aproximadamente 11 metros estava com um petrecho de pesca enroscado na mandíbula.

De acordo com o Instituto Gremar, uma equipe foi acionada na terça-feira (28) para a ocorrência na Praia do Canto do Indaiá e constatou que se tratava de um macho adulto. No entanto, a espécie não foi confirmada devido ao estágio de decomposição.

Durante o exame de necropsia, os profissionais perceberam que o animal estava abaixo do peso, apresentava um petrecho de pesca enroscado na mandíbula e tinha marcas de predação por animais carniceiros.

A equipe do Gremar coletou amostras para análise em laboratório no Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos, em Guarujá. No local, será possível investigar com maior precisão a causa da morte e a espécie.

Em nota, a Prefeitura de Bertioga informou que o Instituto Gremar solicitou apoio da Secretaria de Meio Ambiente para o atendimento ao caso. “A secretaria informa que o instituto esteve o dia inteiro no local realizando a necropsia no animal”. A carcaça da baleia foi removida da praia pela limpeza pública, com apoio da Secretaria do Meio Ambiente de Bertioga.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

brasil-reage-a-israel-e-relacao-‘desce-mais-um-degrau’

G1 Mundo

Brasil reage a Israel e relação ‘desce mais um degrau’

Em fevereiro, Israel expôs o diplomata no museu do Holocausto em um ato que foi lido como "humilhação" ao governo brasileiro, uma reação considerada acima do aceitável diplomaticamente após Lula comparar a reposta israelense aos ataques do Hamas com o genocídio de judeus pelos nazistas. Segundo diplomatas, "a relação entre Brasil e Israel desceu mais um degrau", e a oficialização disso por parte do governo brasileiro se deu nesta quarta. […]

today29 de maio de 2024 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%