G1 Santos

Baleia em estado avançado de decomposição é encontrada em praia no litoral de SP; VÍDEO

today17 de novembro de 2023 4

Fundo
share close

Uma baleia em estado avançado de decomposição foi encontrada no Boqueirão Sul em Ilha Comprida, no litoral de São Paulo. Imagens obtidas pelo g1 nesta sexta-feira (17) mostram o animal na faixa de areia, bem perto do mar. Vários pássaros aparecem em cima da carcaça (assista acima).

Segundo o Instituto de Pesquisas Cananéia (IPeC), é provável que se trate de uma baleia-jubarte. Elas são comuns no litoral paulista no período de inverno, já que o trecho faz parte da rota de migração da espécie. De acordo com o IPeC, o encalhe de animais, que já estão bastante decompostos, é frequente em Ilha Comprida. Nesses casos, eles geralmente morrem em alto-mar e são levados pela maré.

Baleia encalhada foi encontrada no extremo sul do Boqueirão Sul em Ilha Comprida, no litoral de SP. — Foto: Reiner Bergmann



Reiner Bergmann, cinegrafista e formando em monitoria, fez imagens da baleia. Ele explicou ao g1 que encontrou o animal por volta das 11h desta quarta-feira (15) no extremo sul da praia, que fica em uma localização inóspita. Ele não soube dizer há quanto tempo ela está encalhada.

O IPeC ressalta que a baleia em questão perdeu a nadadeira caudal e as nadadeiras peitorais. É inviável dizer a idade, sexo ou mais informações, já que até o tamanho foi afetado pela decomposição.

“Devido ao estado avançado de decomposição do animal, não é possível identificar a causa de sua morte. No entanto, alguns fatores podem levar baleias a encalhar, como falta de orientação, interação com artefatos pesqueiros, interação com lixo ou alguma doença”, disse o IPeC.

O Instituto informou que não retira carcaças de animais de grande porte e que cabe à administração municipal enterrar a baleia. O g1 entrou em contato com a Prefeitura de Ilha Comprida e aguarda retorno para saber se o mamífero já foi retirado da areia.

O IPeC orienta que os banhistas acionem o número 0800 642 3341 quando avistarem animais encalhados no litoral de São Paulo. Na ligação, deve-se identificar a praia onde o animal está e, em sequência, a central direciona o atendimento para a instituição responsável pela praia.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

1o-festival-voz-dos-oceanos-acontece-no-dia-25-de-novembro

Prefeitura de Guarujá

1º Festival Voz dos Oceanos acontece no dia 25 de novembro

A iniciativa, que tem o apoio da Prefeitura de Guarujá, é liderada pela família Schurmann, que atua junto às escolas públicas da Cidade, com curadoria técnica do Instituto Supereco e patrocínio da Santos Brasil A 1ª edição do Festival Voz dos Oceanos acontece em Guarujá, no próximo sábado (25). Com entrada gratuita, o evento ocorre no Centro Esportivo Duque de Caxias (Tejereba), na Rua Silvio Daige s/nº – Jardim Tejereba. A programação […]

today17 de novembro de 2023 22

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%