G1 Santos

Baleia surpreende pescadores ao aparecer morta em rio do litoral de SP; VÍDEO

today28 de setembro de 2023 9

Fundo
share close

Uma baleia apareceu morta em um rio de Itanhaém, no litoral de São Paulo, e surpreendeu moradores. Imagens obtidas pelo g1 8nesta quinta-feira (28) mostram o animal em estado de decomposição na água. A suspeita é que ela tenha morrido no mar e foi levada pela maré para o rio.

Ao g1, o morador José Expedido dos Santos Oliveira contou que estava pescando com o tio na região do bairro Oásis, quando se deparou com algo boiando na água na manhã desta quarta-feira (27).

“Na hora, não imaginava que poderia ser uma baleia, foi um susto. Não tinha visto nada assim”, disse.



Baleia foi encontrada morta em rio de Itanhaém (SP) — Foto: Arquivo Pessoal/José Expedito

‘Parecia que era um barco’

De acordo com ele, o animal tem aproximadamente 4 metros de comprimento e estava em decomposição. Na noite do dia anterior, a baleia tinha sido flagrada pelo confeiteiro Josiel Dias Batista, que pescava no Rio Itanhaém, na Boca da Barra, onde o rio encontra o mar.

“Começamos a avistar e parecia que era um barco. Fomos para perto e a maré começou a trazer”, explicou Josiel. Ele estava em cima de uma ponte quando viu o animal sendo levado pela água até a região de mangue.

Em nota, o Instituto Biopesca informou que foi acionado, mas não confirmou a espécie da baleia. O instituto ainda disse que para retirar a baleia da água é necessário um trabalho conjunto “diante das condições complexas de local e maré”. No entanto, o Biopesca segue à disposição para ajudar as autoridades na retirada do animal.

Em nota, a Prefeitura de Itanhaém informou que o animal foi levado rio acima pela força da maré e, por isso, foi visto na região do bairro Oásis. Uma equipe da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente será enviada em uma embarcação para avaliar a situação.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

guaruja-participa-do-2o-encontro-regional-industria-porto

Prefeitura de Guarujá

Guarujá participa do 2º Encontro Regional Indústria Porto

Evento ocorre no próximo dia 10 de outubro, em Santos Guarujá participará do 2º Encontro Regional Indústria Porto, no próximo dia 10 de outubro. O evento tem como objetivo abordar o potencial econômico da Baixada Santista e apontar ações para unir o setor da indústria ao Porto. O encontro será às 9 horas, no Blue Med Convention Center (Praça Almirante Gago Coutinho, 29 – Ponta da Praia), em Santos. A […]

today28 de setembro de 2023 1

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%