G1 Santos

Balsa é reformada e entregue para operar na travessia entre Santos e Guarujá, SP

today17 de maio de 2023 11

Fundo
share close

Com capacidade de transportar 24 veículos e 96 pedestres, a balsa FB-14 foi recolocada em operação na travessia entre Santos e Guarujá, no litoral de São Paulo, na manhã desta quarta-feira (17). A embarcação ficou seis meses em processo de adequação, modernização e reforma.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) do Estado, foram investidos R$ 3,9 milhões para os reparos. A embarcação foi para reforma no dia 5 de novembro de 2022.

O Departamento Hidroviário (DH), órgão ligado à Semil, realizou a substituição do chapeamento do casco e do convés, além da recuperação da estrutura. Os motores de propulsão e reversores também foram recondicionados, bem como os equipamentos de comando e de monitoramento substituídos e o sistema elétrico usado na iluminação foi trocado.



Como os procedimentos foram realizados para prevenção, não houve alteração na capacidade da balsa. Porém, com o retorno da embarcação FB-14, a quantidade de balsas disponíveis para a população aumenta. Atualmente, a travessia entre Santos e Guarujá conta com oito embarcações em operação.

“Em paralelo, estamos realizando os estudos necessários para a adoção de medidas estruturantes, o que, nesse caso, significa desenhar um modelo de parceria de investimentos privados por meio de concessões”, informou a secretária da Semil, Natália Resende, por meio de nota enviada pela secretaria.

Travessia Santos-Guarujá é considerada a maior do mundo em número de veículos transportados — Foto: Divulgação/DH

Considerada a maior do mundo em número de veículos transportados, a Travessia Santos-Guarujá conta com uma média diária de 14 mil. Somente em março deste ano, o volume diário médio (VDM) registrado foi de 252 pedestres, 7.772 ciclistas, 14.072 veículos e 9.980 motos.

O site do Departamento Hidroviário (DH) realiza o agendamento de viagens nas travessias por meio do link do sistema Hora Marcada. O objetivo é que o usuário evite filas e encurte o tempo de viagem. Além disso, o aplicativo Travessias oferece informações atualizadas aos passageiros, como tempo de espera na fila, condições climáticas, quantidade de embarcações em operação e valor das tarifas.

Vídeos: g1 em 1 minutos Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

praia-grande-abre-dois-concursos-publicos-para-areas-da-saude-e-educacao;-veja-como-se-inscrever

G1 Santos

Praia Grande abre dois concursos públicos para áreas da saúde e educação; veja como se inscrever

A Prefeitura de Praia Grande, no litoral de São Paulo, abriu dois concursos públicos para 33 vagas nas áreas de saúde e educação. As inscrições devem ser feitas pela internet até o dia 15 de junho. A prova objetiva está prevista para o dia 23 de julho. O Concurso Público 001 tem 10 vagas para o cargo de professor adjunto I e o Concurso Público 002 vai oferecer 23 vagas […]

today17 de maio de 2023 1

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%