As bandas de Carnaval de Santos, no litoral de São Paulo, decidiram não desfilar caso tenham que ser isoladas do público por grades. A decisão foi anunciada durante uma audiência pública realizada na Câmara Municipal na última quarta-feira (30). A reunião foi realizada justamente para discutir a retomada do Carnabanda e o formato das apresentações no Carnaval 2023.
“Ficou decidido que as bandas não vão querer desfilar de forma fechada através de gradil. Essa decisão será passada ao secretário de cultura”, informou a assessoria do vereador José Teixeira Filho (PP), o Zequinha, que convocou a audiência.
De acordo com a assessoria do parlamentar, a intenção das reuniões é definir um quanto antes as regras e formatos dos desfiles para apresentar às bandas. A Prefeitura de Santos, por sua vez, reforçou que todas as medidas vão priorizar a segurança dos participantes do evento.
A equipe do vereador informou à reportagem que os organizadores do evento querem que o público fique separado dos músicos. Em contrapartida, algumas bandas desejam seguir o modo tradicional e caminhar pelas ruas dos bairros. A assessoria do parlamentar reclama que há demora por parte da prefeitura em conversar com as bandas.
Audiência pública aconteceu nesta quarta-feira (30) na Câmara Municipal de Santos — Foto: Divulgação/Assessoria Vereador Zequinha Teixeira
Acesso à cultura e tradição
Ao g1, o vereador disse que o Carnabanda é um evento voltado aos bairros, sendo um momento de confraternização dos moradores. Segundo ele, muitas pessoas não têm acesso à cultura e lazer, sendo o desfile das bandas uma oportunidade para este público.
“Não podemos perder a essência dos desfiles, muito menos confinar pessoas em um cercado por conta de meia-dúzia de baderneiros. Acredito que as bandas precisam ser ouvidas pela organização e o formato tradicional respeitado”. Zequinha ressaltou que deveria ficar a critério da banda decidir em isolar os músicos do público.
Em nota, a prefeitura afirmou que todas as sugestões dadas na audiência pública serão levadas em consideração durante a elaboração do evento para 2023, que, segundo a administração, será debatido junto com a Polícia Militar e o Ministério Público. “Vale ressaltar que o principal foco das discussões será garantir a total segurança dos participantes do evento”, frisou.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Santos.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
G1
Publicar comentários (0)