Rádio 97 WEB O melhor da música Cristã
Podcast Tenho Fé No Amanhã Ministro Fábio Paschoal
Milhares de pessoas começaram a deixar suas casas na região de Kherson após a destruição da represa de Kakhovka, que funciona para o abastecimento de uma usina hidrelétrica construída na década de 1950 no rio Dnipro. A localização da represa é estratégica, já que fica bem próxima de áreas em disputa.
O rio Dnipro cruza a Ucrânia inteira, desde Kiev, passando pela região da usina de Zaporizhzhia e seguindo para bem perto da Crimeia, uma península ao sul da Ucrânia que foi invadida pela Rússia em 2014.
Barragem destruída na Ucrânia fica em região crítica da guerra. — Foto: TV Globo/Reprodução
⬆️ Acima do rio está o complexo nuclear de Zaporizhzhia. A explosão pode afetar o sistema de resfriamento da usina e gera preocupação na maior usina da e Europa;
⬇️ Abaixo da barreira está uma região de Kherson que foi recuperada pelas forças ucranianas.
📍 A cidade e toda a região são controladas atualmente pela Rússia.
Os dois países trocaram acusações sobre a autoria do ataque. Desde o começo da guerra a segurança dessa represa é uma preocupação.
A empresa de energia hidrelétrica da Ucrânia, a Ukrhydroenergo, afirmou que os danos na represa foram causados por uma explosão na sala de máquinas, que está sob controle russo. A usina não pode ser restaurada, de acordo com a companhia.
Represa explode na Ucrânia e milhares são retirados de casa
O Kremlin afirmou que a explosão da barragem foi um ato terrorista por parte do governo ucraniano e disse ter aberto uma investigação.
Já Kiev negou autoria e acusou as tropas russas. Há semanas, moradores locais vêm se queixando de alagamentos por conta da má gestão da usina hidrelétrica por parte do governo temporário imposto na região por Moscou.
Segundo a agência estatal russa RIA, 22 mil pessoas podem ser afetadas. Já o governo da Ucrânia disse que 80 povoados podem ser inundados.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
Centenas de incêndios florestais descontrolados atingiram o Canadá nesta quarta-feira (7), comprometendo infraestruturas, forçando pessoas a deixarem suas casas e criando uma nuvem de fumaça que cobriu algumas cidades da costa leste dos EUA, principalmente, em Nova York. Essa névoa espessa deixa o ar mais obscuro e torna a coloração do céu laranja. Segundo o Instituto Norueguês de Pesquisa Climática e Ambiental ela deve chegar ao país do norte europeu […]
00:00 - 07:25
Diego Soares
07:00 - 07:30
08:05 - 09:50
Publicar comentários (0)