G1 Mundo

Barragem destruída na Ucrânia fica em área estratégica para a guerra contra a Rússia; entenda

today8 de junho de 2023 22

Fundo
share close

Milhares de pessoas começaram a deixar suas casas na região de Kherson após a destruição da represa de Kakhovka, que funciona para o abastecimento de uma usina hidrelétrica construída na década de 1950 no rio Dnipro. A localização da represa é estratégica, já que fica bem próxima de áreas em disputa.

O rio Dnipro cruza a Ucrânia inteira, desde Kiev, passando pela região da usina de Zaporizhzhia e seguindo para bem perto da Crimeia, uma península ao sul da Ucrânia que foi invadida pela Rússia em 2014.

Barragem destruída na Ucrânia fica em região crítica da guerra. — Foto: TV Globo/Reprodução



O que está nas proximidades da barragem da barragem?

⬆️ Acima do rio está o complexo nuclear de Zaporizhzhia. A explosão pode afetar o sistema de resfriamento da usina e gera preocupação na maior usina da e Europa;

⬇️ Abaixo da barreira está uma região de Kherson que foi recuperada pelas forças ucranianas.

📍 A cidade e toda a região são controladas atualmente pela Rússia.

Os dois países trocaram acusações sobre a autoria do ataque. Desde o começo da guerra a segurança dessa represa é uma preocupação.

A empresa de energia hidrelétrica da Ucrânia, a Ukrhydroenergo, afirmou que os danos na represa foram causados por uma explosão na sala de máquinas, que está sob controle russo. A usina não pode ser restaurada, de acordo com a companhia.

Represa explode na Ucrânia e milhares são retirados de casa

Represa explode na Ucrânia e milhares são retirados de casa

O que dizem Rússia e Ucrânia

O Kremlin afirmou que a explosão da barragem foi um ato terrorista por parte do governo ucraniano e disse ter aberto uma investigação.

Já Kiev negou autoria e acusou as tropas russas. Há semanas, moradores locais vêm se queixando de alagamentos por conta da má gestão da usina hidrelétrica por parte do governo temporário imposto na região por Moscou.

Segundo a agência estatal russa RIA, 22 mil pessoas podem ser afetadas. Já o governo da Ucrânia disse que 80 povoados podem ser inundados.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

fumaca-causada-por-incendio-no-canada-chega-na-noruega-nesta-quinta

G1 Mundo

Fumaça causada por incêndio no Canadá chega na Noruega nesta quinta

Centenas de incêndios florestais descontrolados atingiram o Canadá nesta quarta-feira (7), comprometendo infraestruturas, forçando pessoas a deixarem suas casas e criando uma nuvem de fumaça que cobriu algumas cidades da costa leste dos EUA, principalmente, em Nova York. Essa névoa espessa deixa o ar mais obscuro e torna a coloração do céu laranja. Segundo o Instituto Norueguês de Pesquisa Climática e Ambiental ela deve chegar ao país do norte europeu […]

today8 de junho de 2023 23

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%