G1 Mundo

Barreira flutuante em rio nos EUA vira crise interna sobre imigrantes, no Texas

today26 de julho de 2023 6

share close

Durante o tempo que Donald Trump esteve no poder, a ideia nunca se concretizou. Mas três anos depois, o governador republicano do Texas, Greg Abbott, colocou isso em ação.

O estado instalou uma barreira flutuante com boias largas neste mês, estendendo-se por mais de 300 metros.

A implantação das boias no Rio Grande colocou o Texas em um novo impasse com o governo Biden sobre a imigração em toda sua fronteira (1.930 km).



Migrantes tentam cruzar o Rio Grande, nos Estados Unidos, enquanto grandes bolas formam barreira flutuante na fronteira — Foto: Eric Gay/AP

O Departamento de Justiça pediu a um tribunal federal que ordene ao Texas que remova as boias, dizendo que a barreira apresenta preocupações humanitárias e ambientais ao longo da fronteira internacional.

O governador do estado do Texas, Greg Abbott, rejeitou o processo.

A Comissão Internacional de Limites e Águas, cuja jurisdição inclui a demarcação de fronteiras e a supervisão dos tratados EUA-México, disse que não recebeu um aviso do Texas sobre a barreira flutuante colocada no rio.

Migrante tenta chegar aos Estados Unidos pelo Rio Grande, na fronteira com o Texas em 11 de julho de 2023 — Foto: Eric Gay/AP

Ainda não há data definida para o início do processo movido por Biden.

Até lá, cerca de 305 metros de barreira continuarão em uma parte do Rio Grande que separa Eagle Pass, no Texas, e Piedras Negras, no México.

Vanita Gupta, procuradora-geral associada, disse que o Texas “desrespeitou a lei federal” e corre o risco de prejudicar a política externa dos EUA.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

G1 Mundo

Pastor do funeral de menina sequestrada nos EUA é acusado de assassinato dela

Gretchen Harrington tinha 8 anos quando desapareceu no subúrbio de Marple Township, na Filadélfia, na manhã de 15 de agosto de 1975, enquanto participava de um acampamento bíblico de verão. No início deste ano, uma mulher cujo nome não foi divulgado disse aos investigadores que acreditava que o pai de sua melhor amiga era o culpado. David Zandstra, de 83 anos, agora é acusado de assassinato e sequestro de menor de idade. "Ele é o pior pesadelo de todos os […]

today26 de julho de 2023 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%