G1 Mundo

Bebês, idosos e famílias inteiras: o que se sabe sobre os reféns sequestrados pelo Hamas em Israel

today22 de novembro de 2023 1

Fundo
share close

Com base em entrevistas com familiares e relatos da imprensa de Israel, foi possível confirmar a identidade de 210 das cerca de 240 pessoas sequestradas em 7 de outubro, durante os ataques do Hamas em solo israelense.

Os reféns que serão libertados são mulheres e crianças, tanto israelenses como estrangeiros. Sua liberação está sendo planejada por etapas, em troca de uma trégua de quatro dias e da soltura de prisioneiros palestinos.

Segundo o governo dos Estados Unidos, três americanos, incluindo Abigail Mor Idan, de três anos, estarão entre os primeiros libertados a partir de quinta-feira (23). A libertação de “um ou dois” reféns franceses também está prevista, disse o deputado francês Meyer Habib.



O Hamas já libertou quatro reféns, e uma soldado foi resgatada pelas forças israelenses, que encontraram duas pessoas mortas em Gaza: a soldado Noa Marciano, de 19 anos, e Yehudit Weiss, uma ex-enfermeira de 65 anos.

  • Ao menos 35 crianças: Dentre os reféns, ao menos 35 são crianças. Dezoito delas tinham 10 anos ou menos na época do ataque do Hamas.

Um dos mais jovens é Kfir Bibas, que tinha 9 meses quando foi sequestrado no kibutz Nir Oz, perto da fronteira com Gaza, junto com seu irmão Ariel, de 4 anos, e seus pais Yarden e Shiri. A mãe apareceu em um vídeo do dia do ataque com os filhos nos braços e cercada por homens armados.

Algumas das crianças fizeram aniversário em cativeiro, como Emily Hand, uma irlandesa-israelense que completou 9 anos. A menina estava dormindo na casa de uma amiga no kibutz de Beeri quando foi sequestrada, disse seu pai.

Yoni Asher, cuja esposa Doron, as filhas Raz, de quatro anos, e Aviv, de dois, e a sogra Efrat foram sequestradas no kibutz de Nir Oz, deixou seu emprego como corretor imobiliário para dedicar todo o seu tempo a tentar trazer sua família de volta para casa.

  • Idosos e famílias inteiras: Pelo menos 68 dos sequestrados são mulheres.

Uma delas é Yaffa Adar, que tinha 85 anos quando foi filmada sendo levada do kibutz de Nir Oz em um carrinho de golfe, aparentemente. Pelo menos oito dos reféns têm mais de 80 anos.

Nesta comunidade agrícola de quase 400 habitantes, 71 foram raptados, incluindo nove pessoas de uma mesma família.

Sharon Aloni Cunio, de 34 anos, seu marido David, 33 anos, e suas filhas gêmeas Emma e Yuly, três anos, também foram sequestrados em 7 de outubro.

Ainda estão na lista Ariel, irmão de David, Arbel Yahod, parceiro de Ariel, e seu irmão Dolev; bem como Danielle, irmã de Sharon; e Amelia, filha de cinco anos de Danielle.

Em 30 de outubro, o Hamas divulgou um vídeo em que Danielle aparece junto com outras duas mulheres, Yelena Trupanov e Rimon Kirsht.

  • Diversas nacionalidades: Além de Israel, 26 países têm cidadãos entre os reféns, segundo dados do Ministério das Relações Exteriores israelense. Muitos têm dupla nacionalidade.

Foram sequestrados 26 tailandeses foram sequestrados, juntamente com 21 argentinos, 18 alemães, 10 americanos, sete franceses e sete russos, de acordo com dados fornecidos pelos seus governos.

O Hamas divulgou dois vídeos como prova de vida dos reféns, um de Danielle Aloni e outras duas mulheres, e outro em que a franco-israelense Mia Shem, de 21 anos, é vista implorando por ajuda.

A Jihad Islâmica, outro movimento armado palestino de Gaza, divulgou no dia 9 de novembro um vídeo no qual dizia mostrar outros dois reféns: Hannah Katzir, de 70 anos, e Yagil Yaakov, de 13 anos.

Entre 15 e 30 pessoas, a maioria estrangeiros, continuam desaparecidas, segundo a imprensa israelense. Acredita-se que tenham sido sequestradas ou assassinadas no dia 7 de outubro, mas ainda não foram identificadas.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

javier-milei:-camara-de-ribeirao-preto-aprova-mocao-para-parabenizar-presidente-eleito-da-argentina

G1 Mundo

Javier Milei: Câmara de Ribeirão Preto aprova moção para parabenizar presidente eleito da Argentina

Vereadores do interior de São Paulo votaram texto na noite de terça-feira (21). Economista ultraliberal venceu Sergio Massa no segundo turno das eleições argentinas com mais de 55% dos votos válidos. Javier Milei em 19 de novembro de 2023 — Foto: REUTERS/Agustin Marcarian O requerimento 7182 foi apresentado pelo parlamentar Isaac Antunes (PL), que levou o assunto para a sessão com o objetivo de parabenizar o economista pelo resultado no […]

today22 de novembro de 2023 1

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%