Biden discursa em 1º de junho de 2023 — Foto: Andrew Harnik/AP
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, chamou o presidente chinês, Xi Jinping, de ditador, durante uma declaração pública nesta terça-feira (20). A fala acontece um dia depois de o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, se encontrar com Xi na China.
“A razão pela qual Xi Jinping ficou muito chateado quando derrubei aquele balão cheios de equipamento de espionagem é que ele não sabia que estava lá”, disse Biden durante um evento para arrecadação de fundos, na Califórnia.
“Isso é um grande embaraço para os ditadores. Quando eles não sabem o que aconteceu. Isso [o balão] não deveria estar indo para onde estava. Foi desviado do curso”, acrescentou Biden.
O balão foi abatido pelas Forças Armadas dos EUA, que afirmaram ter encontrado um dispositivo de coleta de informação dentro do equipamento. Por sua vez, a China alega que o balão tinha fins científicos.
Marinheiros do Grupo 2 de Eliminação de Munições Explosivas recuperam destroços do misterioso balão chinês que foi derrubado pelos Estados Unidos na costa de Myrtle Beach, Carolina do Sul — Foto: U.S. Fleet Forces/U.S. Navy via Reuters
O presidente chinês e o secretário norte-americano concordaram em estabilizar a rivalidade entre China e Estados Unidos, para evitar que as tensões entre os dois países resultem em um conflito.
Xi e Blinken também disseram que Estados Unidos e China continuaram os esforços diplomáticos, com visitas de autoridades norte-americanas nas próximas semanas.
Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken (à esquerda), em encontro com o presidente da China, Xi Jinping, em Pequim, em 19 de junho de 2023. — Foto: Leah Millis/ AP
Publicar comentários (0)