G1 Mundo

Biden chama presidente chinês, Xi Jinping, de ditador

today21 de junho de 2023 4

Fundo
share close

Declaração acontece um dia após o secretário de Estado norte-americano se reunir com o presidente chinês em Pequim. Biden citou o caso do balão chinês abatido em fevereiro.


Biden discursa em 1º de junho de 2023 — Foto: Andrew Harnik/AP



O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, chamou o presidente chinês, Xi Jinping, de ditador, durante uma declaração pública nesta terça-feira (20). A fala acontece um dia depois de o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, se encontrar com Xi na China.

“A razão pela qual Xi Jinping ficou muito chateado quando derrubei aquele balão cheios de equipamento de espionagem é que ele não sabia que estava lá”, disse Biden durante um evento para arrecadação de fundos, na Califórnia.

“Isso é um grande embaraço para os ditadores. Quando eles não sabem o que aconteceu. Isso [o balão] não deveria estar indo para onde estava. Foi desviado do curso”, acrescentou Biden.

O balão foi abatido pelas Forças Armadas dos EUA, que afirmaram ter encontrado um dispositivo de coleta de informação dentro do equipamento. Por sua vez, a China alega que o balão tinha fins científicos.

Marinheiros do Grupo 2 de Eliminação de Munições Explosivas recuperam destroços do misterioso balão chinês que foi derrubado pelos Estados Unidos na costa de Myrtle Beach, Carolina do Sul — Foto: U.S. Fleet Forces/U.S. Navy via Reuters

O presidente chinês e o secretário norte-americano concordaram em estabilizar a rivalidade entre China e Estados Unidos, para evitar que as tensões entre os dois países resultem em um conflito.

Xi e Blinken também disseram que Estados Unidos e China continuaram os esforços diplomáticos, com visitas de autoridades norte-americanas nas próximas semanas.

Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken (à esquerda), em encontro com o presidente da China, Xi Jinping, em Pequim, em 19 de junho de 2023. — Foto: Leah Millis/ AP

VÍDEOS: mais assistidos do g1

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

a-rede-global-de-tortura-sadica-de-macacos-revelada-pela-bbc

G1 Mundo

A rede global de tortura sádica de macacos revelada pela BBC

Centenas de clientes nos EUA, Reino Unido e em outros lugares pagavam indonésios para torturar e matar filhotes de macacos e registrar tudo em vídeo. A quadrilha de tortura começou no YouTube, antes de passar para grupos privados no aplicativo de mensagens criptografadas Telegram. A polícia está agora perseguindo os compradores das imagens. Várias prisões já foram feitas. Atenção: este artigo contém descrições perturbadoras. Os jornalistas da BBC se infiltraram […]

today21 de junho de 2023 21

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%