G1 Mundo

Biden classifica a situação no Brasil de ‘ultrajante’

today9 de janeiro de 2023 8

Fundo
share close

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, classificou como “ultrajante” a situação no Brasil, que registrou hoje invasões de terroristas bolsonaristas ao Palácio do Planalto, ao Congresso Nacional e ao STF (Supremo Tribunal Federal).

“Condeno o atentado à democracia e à transferência pacífica de poder no Brasil. As instituições democráticas do Brasil têm todo o nosso apoio e a vontade do povo brasileiro não deve ser abalada. Estou ansioso para continuar a trabalhar com Lula”, disse Biden.

O conselheiro de segurança nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, disse que o país condena qualquer esforço para minar a democracia no Brasil.



“O presidente Biden está acompanhando a situação de perto e nosso apoio às instituições democráticas do Brasil é inabalável. A democracia brasileira não será abalada pela violência”, afirmou Sullivan.

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse que os Estados Unidos se unem a Lula para pedir o fim dos ataques.

“Condenamos os ataques à Presidência, ao Congresso e ao Supremo Tribunal Federal hoje. Usar a violência é sempre inaceitável. Nós nos juntamos a Lula para pedir o fim imediato dessas ações.”

O senador Bob Menendez, presidente do comitê de Relações Exteriores do Senado americano, citou a invasão ao Congresso americano há dois anos por apoiadores radicais do ex-presidente americano Donald Trump.

“Condeno esse ataque ultrajante aos prédios do governo do BRasil incitado pelo demagogo Bolsonaro pelo desrespeito imprudente pelos princípios democráticos. Dois anos desde 6 de janeiro, o legado de Trump continua a envenenar nosso hemisfério. Proteger a democracia e responsabilizar os atores malignos é essencial”, afirmou Menendez.

VÍDEOS: Bolsonaristas radicais invadem prédios dos três poderes




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

lideres-politicos-internacionais-repudiam-invasao-de-terroristas-bolsonaristas-em-brasilia

G1 Mundo

Líderes políticos internacionais repudiam invasão de terroristas bolsonaristas em Brasília

Joe Biden, presidente dos Estados Unidos "Condeno o atentado à democracia e à transferência pacífica de poder no Brasil. As instituições democráticas do Brasil têm todo o nosso apoio e a vontade do povo brasileiro não deve ser abalada. Estou ansioso para continuar a trabalhar com Lula.". Alberto Fernández, presidente da Argentina "A democracia é o único sistema político que garante as liberdades e nos obriga a respeitar o veredicto […]

today9 de janeiro de 2023 16

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%