G1 Mundo

Biden diz que é possível trégua em Gaza ‘amanhã’ se Hamas libertar reféns

today12 de maio de 2024 14

Fundo
share close

Grupo terrorista confirmou a morte de mais um dos reféns sequestrados durante o ataque de 7 de outubro em Israel. Israelenses e Hamas negociam cessar-fogo na guerra travada na Faixa de Gaza.


Presidente dos EUA, Joe Biden — Foto: REUTERS/Kevin Lamarque



“Israel disse que cabe ao Hamas, se eles quiserem fazer isso [liberação dos reféns], poderíamos encerrar amanhã. E o cessar-fogo começaria amanhã”, declarou Biden após de evitar o assunto em outras três ocasiões na sexta-feira (10).

O presidente levantou a questão após advertir Israel na quarta-feira (8) de que ele deixaria de fornecer projéteis de artilharia e outras armas se suas forças atacassem a cidade de Rafah, no sul de Gaza. Ele lamentou o fato de civis terem sido mortos pelo lançamento de bombas americanas.

“Se eles entrarem em Rafah, não vou fornecer as armas usadas… para lidar com as cidades”, assegurou Biden em entrevista à CNN. “Nós não vamos fornecer as armas e os projéteis de artilharia que forem usados.”

Até agora, Hamas e Israel não conseguiram chegar a um acordo de cessar-fogo, apesar de repetidas rodadas de negociações indiretas.

Cerca de 250 pessoas foram sequestradas e levadas como reféns para a Faixa de Gaza em 7 de outubro, quando militantes do Hamas atacaram o sul de Israel. Autoridades israelenses dizem que 128 delas ainda estão no território palestino e estimam que pelo menos 36 delas estão mortas.

O ataque do Hamas resultou na morte de mais de 1.170 pessoas, principalmente civis, de acordo com um levantamento da AFP com base em números oficiais israelenses.

Na campanha militar retaliatória de Israel em Gaza, pelo menos 34.971 pessoas foram mortas até agora, a maioria mulheres e crianças, segundo o ministério da saúde do território controlado pelo Hamas.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

Notícias

Onda de calor no México tem 10 cidades com recordes de temperatura

Dez cidades do México registraram altas de temperaturas recordes, incluindo a capital, informaram as autoridades na sexta-feira (10), em meio a uma onda de calor escaldante que levou a rede elétrica ao limite e provocou apagões em todo o país. Na capital, Cidade do México, maior metrópole da América do Norte, normalmente temperada e de alta altitude, os termômetros atingiram 34,3ºC na quinta-feira (9), um décimo de grau a mais do que o recorde atingido apenas um mês antes. A […]

today12 de maio de 2024 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%