G1 Mundo

Biden e Xi Jinping se reúnem após atritos entre EUA e China

today15 de novembro de 2023 10

Fundo
share close

Presidentes realizam encontro na Califórnia nesta quarta (15). Assuntos como meio ambiente, a expansão militar chinesa no mar do sul da China e interferência de hackers chineses nas eleições americanas estão na pauta de encontro que acontece antes da cúpula Ásia-Pacífico.




Biden e Xi Jinping fazem reunião nos Estados Unidos

Biden e Xi Jinping fazem reunião nos Estados Unidos

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o presidente da China, Xi Jinping, estão reunidos na Califórnia nesta quarta-feira (15). O encontro acontece na cidade de São Francisco, em uma reunião bilateral que acontece pouco antes da Cúpula de Líderes da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec).

Esta é a segunda vez que os dois se encontram pessoalmente desde que Biden assumiu a Casa Branca, em 2021. A última foi há um ano em Bali, na Indonésia. Esta também é a primeira visita do presidente chinês aos Estados Unidos desde 2017. Na ocasião, ele foi recebido por Donald Trump, na Flórida.

Biden e Xi Jinping se reúnem na Califórnia após atritos entre EUA e China — Foto: Kevin Lamarque/Reuters

No encontro entre os líderes dos dois países, também estão previstas discussões como a expansão militar chinesa no mar do sul da China, ameaça de invasão do país em Taiwan, interferências de hackers chineses nas eleições dos EUA e a Guerra da Ucrânia.

Biden e Xi Jinping fazem reunião nos Estados Unidos — Foto: Reprodução/TV Globo

Grupo bilateral para transição energética e combate à poluição

Os dois países afirmaram que apoiam a declaração do G20, que reúne as maiores economias do mundo, para triplicar a capacidade global de energia renovável até 2030.

China e Estados Unidos também prometeram trabalhar juntos em um acordo para combater a poluição de plástico e metano.

A criação do grupo de trabalho é resultado de um encontro que aconteceu entre os enviados climáticos dos dois países, John Kerry e Xie Zhenhua, na Califórnia, na primeira semana de novembro.

Levantamento da Carbon Atlas divulgado durante a COP 27, em 2022, aponta que China e Estados Unidos são os países mais poluidores em emissões de gás carbônico.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

http://g1.globo.com/

http://g1.globo.com/




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

conselho-de-seguranca-da-onu-deve-votar-resolucao-para-proteger-criancas-em-gaza-nesta-quarta-feira

G1 Mundo

Conselho de Segurança da ONU deve votar resolução para proteger crianças em Gaza nesta quarta-feira

O projeto de resolução exige, com urgência, uma pausa no conflito que acontece no Oriente Médio para que corredores humanitários sejam montados em toda a Faixa de Gaza. A ideia é permitir o acesso completo das agências das Nações Unidas e seus parceiros — como o Comitê Internacional da Cruz Vermelha e outras organizações humanitárias imparciais. (entenda mais abaixo) A avaliação dos diplomatas é que o texto de Malta tem […]

today15 de novembro de 2023 12

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%