G1 Mundo

Binacionalização de aeroporto uruguaio: acordo permite equiparação de tarifas, diz governo federal

today15 de agosto de 2023 9

Fundo
share close

Um acordo de binacionalização assinado nesta segunda-feira (14) entre Brasil e Uruguai deve permitir a equiparação das tarifas cobradas de voos brasileiros que cheguem no Aeroporto de Rivera, na fronteira entre os dois países. Atualmente o aeroporto está fechado e passa por reformas. As novas regras vão valer assim que a operação do local retornar, segundo o governo.

Os voos ao país uruguaio têm cobrança de taxas internacionais. Com o acordo, segundo o governo, será possível equiparar os preços aos voos domésticos.

A declaração foi assinada em cerimôna na segunda, pelos ministros Mauro Vieira, das Relações Exteriores, e Márcio França, de Portos e Aeroportos, juntamente com o diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Tiago Pereira, em Montevidéu, no Uruguai.



O documento foi firmado com a Direção Nacional de Aviação Civil e Infraestrutura Aeronáutca (Dinacia, em espanhol). A binacionalização do aeroporto de Rivera havia sido abordada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante visita ao país vizinho, em janeiro deste ano.

Segundo o governo, o acordo deve incentivar o movimento em Sant’Ana do Livramento, na fronteira gaúcha com o Uruguai, e facilitar a conexão da região com o resto do país.

[O acordo] “Vai integrar as nossas aviações e facilitar o trânsito de pessoas e cargas entre os dois países. Além de um avanço institucional em termos de integração regional, também é uma demonstração da parceria entre as nossas entidades”, observou o diretor da Anac.

Também será criado um grupo de trabalho com o objetivo de negociar, durante os próximos meses, a viabilização de um conceito mais amplo de binacionalidade, com o envolvimento dos órgãos de fronteira de ambos os países.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%