G1 Santos

Biólogo relata paralisia no braço após tocar em caravela-portuguesa: ‘incômodo muito forte’

today29 de janeiro de 2024 6

Fundo
share close

Apesar de belas e chamativas, as caravelas-portuguesas (Physalia physalis) são capazes de causar queimaduras graves e até paralisia em quem encostar nelas. Ao g1, o biólogo Nauther Andres contou, nesta segunda-feira (29), detalhes sobre o dia em que ficou com o braço paralisado após encostar apenas o dedão de uma das mãos no animal marinho. “Incômodo muito forte”, lembrou ele.

Nauther, que também é mergulhador e educador ambiental, além de técnico de campo no Laboratório de Ecologia e Conservação Marinha da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), mora em Praia Grande, no litoral de São Paulo. Segundo ele, o acidente aconteceu durante um dia na praia em Fernando de Noronha (PE) com os amigos, em 2009.

O biólogo explicou que, na ocasião, esticava uma canga para descansar na areia. Enquanto prendia o tecido ao solo, ele encostou apenas três centímetros do dedão da mão direita no tentáculo do animal que, de acordo com ele, estava ‘escondido’ na areia.



“Foi uma área pequena, mas mesmo morta e ressecada, a caravela-portuguesa libera essa toxina”, explicou o biólogo. “Começou a queimar e senti uma coceira, além de uma dor que irradiou para o braço. Minutos depois, meu braço ficou paralisado”.

Nauther lembrou também que a paralisia do braço esquerdo durou alguns minutos, mas ressaltou que o sintoma foi breve por conta do pouco contato que teve com da caravela-portuguesa. “[Ficou] um vermelhidão no local que sumiu depois”

Caravelas-portuguesas podem ter diferentes cores, mas não devem ser manuseadas por banhistas — Foto: Arquivo Pessoal/Beatriz Torres

O biólogo acrescentou que, apesar de coloridas e chamativas, as caravelas-portuguesas são perigosas e venenosas quando alguém encosta nos tentáculos delas, que podem chegar a 30 metros.

“Podem causar muita dor, paralisar membros ou até mesmo a morte, dependendo do grau do ferimento”, explicou ele.

Nauther descreveu como funcionam os tentáculos desses animais. Segundo ele, em cada um há uma espécie de ‘colônia’ de indivíduos que vivem junto aos corpos das caravelas-portuguesas. “Ao tocar em algo, eles ‘encolhem’, como se reagrupando para liberar uma maior quantidade de toxina”, finalizou.

Caravelas portuguesas com tentáculos 'lotam' praias do litoral de SP

Caravelas portuguesas com tentáculos ‘lotam’ praias do litoral de SP

Ao g1, o biólogo explicou, anteriormente, que mesmo morta uma caravela-portuguesa ainda pode causar queimaduras se entrar em contato com a pele humana. Além disso, a areia pode esconder o animal, situação que deve servir de alerta para que banhistas mantenham o cuidado nas praias.

“Você não percebe, muitas vezes, que o animal está ali. Dependendo do ambiente, pelo tempo que ele está lá, a areia, assim como outros substratos, acabam o ‘encobrindo’ e, assim, você pode encostar nele [sem querer]”, disse ele.

Tentáculos das caravelas-portuguesas têm paralisante que podem chegar a 30 metros — Foto: Arquivo pessoal/Rafael Ferreira

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

entenda-a-crise-entre-a-viuva-de-chorao-e-o-filho-dele-que-virou-disputa-judicial-envolvendo-a-marca-‘charlie-brown-jr.’

G1 Santos

Entenda a crise entre a viúva de Chorão e o filho dele que virou disputa judicial envolvendo a marca ‘Charlie Brown Jr.’

Dois processos correm separadamente na Justiça envolvendo Graziela e Alexandre. A mulher possui 45% dos direitos de imagens e produtos, incluindo marcas, referentes ao cantor e à banda. Alexandre, por sua vez, tem 55% desses direitos. O que se sabe sobre a crise entre Graziela e Alexandre Quem são os envolvidos?Qual é o primeiro processo?Qual é o segundo processo?A banda já se manifestou? 1. Quem são os envolvidos? Graziela Gonçalves […]

today29 de janeiro de 2024 1

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%