G1 Mundo

Bispo católico da Nicarágua liberado na segunda-feira volta a ser preso

today5 de julho de 2023 3

Fundo
share close

Havia negociações sobre o destino do bispo Rolando Álvarez: ele podera iaser expulso do país ou enviado ao exílio. Já se dizia que, se ele se recusasse a deixar o país, poderia voltar para a prisão.


Rolando Álvarez durante missa em imagem em página de rede social da diocese de Matagalpa — Foto: @diocesisdematagalpa / AFP



O bispo católico da Nicarágua Rolando Álvarez, que tinha sido libertado da prisão na noite de segunda-feira (3), voltou a ser preso nesta quarta-feira, de acordo com a agência Reuters.

A libertação do bispo havia sido confirmada por uma pessoa do serviço diplomático. Segundo essa pessoa, havia negociações entre o governo e os bispos católicos do país sobre o futuro de Álvarez, e o prelado estava no complexo episcopal católico da capital.

Essas negociações teriam desandado, e por isso o bispo Álvarez voltou para a prisão.

Nas negociações, discutia-se a possibilidade de o bispo ser expulso do país ou enviado ao exílio. Já se dizia que, se Álvarez se recusasse a deixar o país, ele poderia voltar para a prisão.

O governo não respondeu aos pedidos de entrevista sobre o caso.

Críticas ao líder do país

Álvarez, bispo da zona rural de Matagalpa e importante crítico do presidente Daniel Ortega, foi preso no ano passado e este ano foi condenado a 26 anos de prisão por traição depois de se recusar a ser transferido para os Estados Unidos.

Os laços formais entre o governo da Nicarágua e o Vaticano foram rompidos este ano depois que o papa Francisco classificou o governo de Ortega como uma ditadura.

A raiz do conflito remonta a cinco anos, quando líderes da igreja foram convocados pelo governo para mediar protestos antigovernamentais que se tornaram violentos com a morte de mais de 300 pessoas.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

peru-entra-em-estado-de-emergencia-nos-arredores-de-vulcao-em-erupcao

G1 Mundo

Peru entra em estado de emergência nos arredores de vulcão em erupção

O governo do Peru declarou, nesta quarta-feira (5), estado de emergência por 60 dias nas regiões próximas ao vulcão Ubinas, no sul do país. As autoridades afirmam que a medida foi tomada diante do "perigo iminente" de um novo processo de erupção, que começou em 24 de junho. O Conselho de Ministros aprovou a medida de caráter preventivo, após o aumento das explosões e liberação de cinzas nas últimas horas. […]

today5 de julho de 2023 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%