G1 Mundo

Bolívia: Justiça eleitoral anula reunião partidária que definiu candidatura de Evo Morales e expulsão de Luis Arce

today5 de novembro de 2023 1

Fundo
share close

Em setembro, o partido de esquerda Movimento ao Socioalismo (MAS), da Bolívia, fez uma reunião na qual o ex-presidente Evo Morales foi escolhido o candidato à presidência em 2025. O Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) da Bolívia anulou, na terça-feira (31), os efeitos daquele encontro e determinou que o MAS deve convocar uma nova assembleia.

No encontro de setembro, os participantes proclamaram Morales candidato à presidência e expulsaram o atual chefe de Estado, Luis Arce, da legenda.

Morales e Arce, que já foram aliados, romperam as relações. Agora, os dois disputam a nomeação como candidato do partido governista em 2025.



O TSE afirmou em um relatório que o evento do MAS terminou um dia antes do previsto e que vários líderes do movimento, incluindo Morales, “não apresentaram certificado de militância” emitido pela entidade eleitoral.

Morales afirmou que o governo Arce está por trás da resolução. “Ao lado da nossa militância nos defenderemos legal, jurídica e politicamente ante as instâncias correspondentes até derrotar esta manobra de um tribunal eleitoral abertamente submetido ao governo”, escreveu o ex-presidente na rede social X.

A rivalidade que quebrou a unidade do MAS aumentou nos últimos meses, após as críticas de Morales ao governo por suposta traição, corrupção e tolerância com o narcotráfico.

As divergências surgiram apesar de Morales ter estimulado a candidatura de Arce nas eleições de 2020, que ele venceu com 54% dos votos. O presidente não anunciou oficialmente que pretende concorrer à reeleição.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

deputados-dos-eua-votam-nesta-quarta-feira-em-processo-de-expulsao-de-george-santos,-legislador-de-origem-brasileira

G1 Mundo

Deputados dos EUA votam nesta quarta-feira em processo de expulsão de George Santos, legislador de origem brasileira

Os legisladores da Câmara de Deputados dos Estados Unidos podem votar nesta quarta-feira (1º) no processo de expulsão de George Santos, um político de origem brasileira. Santos é do Partido Republicano, que controla a Casa. Se ele for expulso, o partido fica mais perto de perder a maioria dos assentos. Na história dos EUA, cinco deputados foram expulsos pelos colegas da Câmara, e três deles perderam o mandato por terem […]

today5 de novembro de 2023 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%