G1 Santos

Bombeiro é aplaudido após resgate dramático de pai e filho no mar; VÍDEO

today17 de julho de 2023 12

Fundo
share close

Um menino, de 8 anos, e o pai, de 39, foram resgatados por um bombeiro do Grupamento de Bombeiros Marítimo (Gbmar) enquanto estavam em situação de afogamento no mar de Mongaguá, no litoral de São Paulo. Imagens obtidas pelo g1, nesta segunda-feira (17), mostram o salvamento duplo, que foi aplaudido por outros banhistas (veja o vídeo acima).

Sentimento de dever cumprido”, disse o bombeiro Allan Silva Galvão, de 36 anos, que atendeu a ocorrência.

De acordo com ele, as vítimas são turistas de Mairiporã (SP). O caso aconteceu neste domingo (16), próximo à plataforma de pesca, no bairro Balneário Itaguaí.



Allan contou que estava de plantão com a moto aquática para prestar apoio a um circuito de surfe que acontecia na região. “Estava fazendo a prevenção dos banhistas ali pela plataforma, quando avistei, a uma distância de aproximadamente 600 metros de onde eu me encontrava, duas cabeças”, relembrou.

Salvamento foi realizado por um bombeiro com moto aquática em Mongaguá. — Foto: Reprodução/Surf Alienígena

Segundo o bombeiro, ele ficou atento à movimentação, pensando que pudesse ser um surfista, quando percebeu que eram banhistas arrastados pela correnteza no mar.

“Na hora que eu comecei a me deslocar para o local, vi o pessoal da plataforma acenando falando que eram pessoas se afogando”, enfatizou. Ele diz que acelerou a moto aquática para chegar o mais rápido possível ao ponto.

Já no mar, ele se deparou com a criança e o pai se afogando. Allan pediu para o adulto subir na prancha, que fica atrás da moto aquática, enquanto segurava o menino. “Na hora que ele subiu, peguei o filho dele, ergui, e coloquei no banco atrás, como garupa na moto aquática”, detalhou.

De acordo com o bombeiro, a criança segurou no colete dele. Ele precisou pilotar com apenas uma das mãos até chegar no raso, pois com a outra mão segurava o menino. Em menos de cinco minutos, ele deixou as vítimas na areia.

“A criança estava bem. Só o pai, que fazendo muito esforço físico, acabou ficando muito debilitado e cansado”, explicou.

Allan trabalha no GBMar há oito anos, mas disse que a adrenalina segue a mesma nas ocorrências. Segundo ele, este salvamento exigiu agilidade para se deslocar o mais rápido possível sem perder a visão do ponto onde as vítimas estavam. “Gratificante para mim é tirar as vítimas sem grau de afogamento e entregá-las para seus familiares ilesas”, finalizou.

Salvamento foi realizado por um bombeiro com moto aquática em Mongaguá. — Foto: Reprodução

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

farmacia-e-alvo-de-criminosos-durante-a-madrugada-em-sao-vicente,-sp

G1 Santos

Farmácia é alvo de criminosos durante a madrugada em São Vicente, SP

Uma farmácia foi alvo de três bandidos, na madrugada desta segunda-feira (17), em São Vicente, no litoral de São Paulo. O trio de menores infratores roubou R$ 884 e frascos de desodorantes. Eles foram apreendidos e ficaram à disposição da Justiça. De acordo com o boletim de ocorrência, equipes do comando de patrulhamento da Polícia Militar foram informadas que três indivíduos teriam roubado a farmácia Droga Raia, localizada na Avenida […]

today17 de julho de 2023 12

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%