G1 Mundo

Brasil adere a iniciativa global que valoriza atividades de cuidado, mais exercidas por mulheres

today29 de fevereiro de 2024 9

Fundo
share close

A adesão brasileira ocorreu na última terça-feira (27) por meio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

A aliança busca diminuir as desigualdades no papel de cuidar, historicamente mais exercido por mulheres.

O conceito de cuidado é amplo, abarca desde o trabalho remunerado, como o de enfermagem e educação infantil, quanto o não remunerado, como o pessoas que cuidam de crianças e idosos no próprio lar.



A aliança foi criada em 2021 e é formada agora por 18 países. A ideia é que o organismo sirva para intercâmbio e debates de boas práticas entre governos, sociedade civil, e organizações filantrópicas, por exemplo.

O objetivo é o desenvolvimento de iniciativas para diminuir as desigualdades no trabalho de cuidado, que ainda sobrecarrega proporcionalmente mais mulheres.

Pesquisas apontam que, historicamente, a responsabilidade do cuidado recai sobre as mulheres e, principalmente, sobre mulheres negras.

O trabalho do cuidado, muitas vezes, precisa ser equilibrado com a atuação no mercado de trabalho e o trabalho doméstico, ampliando o processo de sobrecarga.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022 mostram que mulheres dedicaram 9,6 horas por semana a mais do que homens nos afazeres domésticos ou de cuidado de pessoas.

Uma pesquisa da ONU Mulheres também mostrou que esses impactos são maiores em países em desenvolvimento da América Latina, Ásia e África.

Pesquisadora comenta sobre o tema da redação do Enem

Pesquisadora comenta sobre o tema da redação do Enem




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

agencias-funerarias-da-russia-nao-aceitam-transportar-corpo-de-navalny,-diz-porta-voz;-funeral-sera-na-sexta

G1 Mundo

Agências funerárias da Rússia não aceitam transportar corpo de Navalny, diz porta-voz; funeral será na sexta

O funeral de Navalny está marcado para acontecer na sexta-feira (1º). Em comunicado, a porta-voz afirmou ainda que agentes funerários relataram ter recebido ligações anônimas com ameaças caso aceitem o serviço para transportar o corpo de Navalny. "No início não pudemos alugar uma sala funerária para nos despedirmos de Alexei. Agora, os agentes rituais nos dizem que nem um único carro funerário concorda em levar o corpo para lá. Desconhecidos […]

today29 de fevereiro de 2024 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%