G1 Mundo

Brasil ainda se mostra tímido sobre o regime de Daniel Ortega

today8 de março de 2023 10

Fundo
share close

Exilado em Madri, o escritor nicaraguense Sergio Ramirez fez um contundente desabafo sobre o silêncio e a omissão do governo brasileiro em relação ao regime conduzido por Daniel Ortega. “Antes de propor mediar o diálogo, o Brasil tem que se pronunciar”, opinou, em entrevista a este blog, na semana passada.

Nesta terça-feira (7), num passo tímido, mas significativo, o Brasil abordou pela primeira vez o tema Nicarágua, que segundo o escritor, o presidente Lula conhece bem. Escolheu o fórum adequado, o Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra.

Ali, o embaixador Tovar Nunes manifestou preocupação sobre “relatos de graves violações de direitos humanos e restrições ao espaço democrático, especificamente execuções sumárias, detenções arbitrárias e tortura”.



Numa declaração lida pelo embaixador, o governo Lula oferece abrigo aos mais de 300 dissidentes expulsos do país pelo governo Ortega e propõe mediar o diálogo na Nicarágua.

Representante do Brasil na ONU afirma que país está disponível pra acolher opositores expatriados pelo presidente da Nicarágua

Representante do Brasil na ONU afirma que país está disponível pra acolher opositores expatriados pelo presidente da Nicarágua

A oferta encontrou o escritor Ramirez aliviado. “Celebro a solidariedade do governo do presidente Lula com todos nós, que fomos destituídos de nossa nacionalidade em um ato ditatorial inédito na história da América Latina. Obrigado por nos fazer brasileiros”, reagiu, em mensagem enviada ao blog e depois postada no Twitter.

Falta muito para o Brasil tomar esta dianteira. Seus vizinhos Chile e Colômbia, liderados por governos progressistas, condenaram com agilidade a expulsão dos dissidentes nicaraguenses e a sua nova condição de apátridas decretada por Ortega.

O governo brasileiro, no entanto, se escora na posição de neutralidade para pisar em ovos em relação aos regimes de Cuba, Venezuela e Nicarágua. Absteve-se de se aliar a 50 países, que na semana passada assinaram uma declaração da Organização dos Estados Americanos condenando as ações do regime nicaraguense.

Presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, em discurso exibido na televisão no dia 9 de fevereiro de 2023 — Foto: CANAL 6 NICARAGUA / AFP

Enquanto o embaixador brasileiro falava na ONU, Ortega ampliava o cerco às poucas entidades críticas ao regime, que resistem no país centro-americano. Fechou a principal câmara empresarial da Nicarágua, o Conselho Superior da Empresa Privada, assim como 18 sindicatos do setor privado.

O regime confiscou também mais duas universidades privadas, elevando para 19 o número de instituições de ensino superior fechadas desde 2021. No comando do país desde 2006, Ortega desmantelou o Estado democrático, assumiu o controle dos poderes, prendeu opositores e os expulsou do país.

Manifestar apenas preocupação sobre o que acontece na Nicarágua ainda é pouco para o Brasil.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

secretario-geral-da-otan-diz-que-cidade-ucraniana-de-bakhmut-pode-cair-sob-controle-russo-‘nos-proximos-dias’

G1 Mundo

Secretário-geral da Otan diz que cidade ucraniana de Bakhmut pode cair sob controle russo ‘nos próximos dias’

A cidade ucraniana de Bakhmut pode cair sob controle das tropas russas "nos próximos dias", admitiu nesta quarta-feira (8) o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg. "Não podemos descartar que Bakhmut possa eventualmente cair nos próximos dias", afirmou Stoltenberg em Estocolmo, à margem de uma reunião de ministros da Defesa da União Europeia. A eventual queda, acrescentou Stoltenberg, "não reflete necessariamente um ponto de virada […]

today8 de março de 2023 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%