G1 Mundo

Brasil concederá visto temporário para haitianos afetados pela crise no país caribenho

today31 de março de 2023 9

Fundo
share close

Haiti vive forte instabilidade institucional e onda de violência. Estrangeiros poderão solicitar visto para morar e trabalhar no Brasil por até dois anos.


Manifestante em um protesto pelos recentes assassinatos de policiais por gangues armadas, em Porto Príncipe, Haiti 26/01/2023 — Foto: Richard Pierrin / AFP



O Brasil irá conceder visto temporário e de autorização de residência para haitianos que foram afetados pela crise no país. O Haiti vive há alguns anos uma onda de instabilidade, com crescimento nos índices de violência. A medida foi publicada em Diário Oficial da União nesta sexta-feira (31).

A portaria, de autoria dos ministérios das Relações Exteriores e da Justiça e Segurança Pública, prevê que o visto temporário tem fins de acolhida humanitária.

A medida abrange haitianos e apátridas que foram afetados pela situação de calamidade no país, seja por desastre ambiental ou por instabilidade institucional.

Os vistos terão validade de 365 dias, com prazo de residência de até dois anos, e serão emitidos pela Embaixada do Brasil em Porto Príncipe, na capital do Haiti. A medida é válida até o fim de 2024.

Os estrangeiros que quiserem solicitar visto para residência no Brasil terão que apresentar um documento de viagem, o formulário de solicitação de visto, comprovante de meio de transporte para entrada no Brasil e atestado de antecedentes criminais.

Haitianos que já estão no Brasil também podem pedir pelo visto temporário em unidades da Polícia Federal.

Estrangeiros que conseguirem o visto poderão trabalhar no Brasil, segundo a portaria.

VÍDEOS: mais assistidos do g1

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Você deseja continuar recebendo este tipo de sugestões de matérias?




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

trump-indiciado:-o-ex-presidente-pode-ser-algemado?-veja-o-que-deve-acontecer-nos-proximos-dias

G1 Mundo

Trump indiciado: o ex-presidente pode ser algemado? Veja o que deve acontecer nos próximos dias

Só se saberá a natureza dos crimes pelos quais Trump é acusado no momento em que ele for apresentado. Pelo histórico do caso, espera-se que ele enfrente as seguintes acusações: Ter dado declarações falsas (o que é considerado um delito menor).Ter descumprido as leis sobre financiamento de campanhas (um delito grave). Dada a proeminência do indiciado, ainda há dúvidas sobre o que deve acontecer nos próximos dias. O Ministério Público […]

today31 de março de 2023 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%