G1 Mundo

Brasil condena ‘violação’ territorial da Ucrânia, mas é contra isolamento da Rússia, diz chanceler

today11 de maio de 2023 8

Fundo
share close

Mauro Vieira participou de audiência na Comissão de Relações Exteriores do Senado. Ministro afirmou que Brasil não está interessado em ‘tomar lados’ na guerra, mas em ‘preservar canais’.


O ministro Mauro Vieira (Relações Exteriores) durante audiência no Senado — Foto: Pedro França/Agência Senado



O chanceler deu as declarações durante audiência na Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado.

“Com relação ao conflito em curso na Ucrânia, temos buscado manter uma posição equilibrada, mas sobretudo construtiva. Condenamos a violação da integridade territorial ucraniana no Conselho de Segurança da ONU, assim como na Assembleia Geral das Nações Unidas. Ao mesmo tempo, nos posicionamos contra as tentativas de isolamento da Rússia nos foros internacionais, as quais diminuem o espaço de diálogo e reduzem as chances de uma solução negociada do conflito”.”, afirmou Mauro Vieira.

O ministro afirmou acreditar que o Brasil “tem credenciais” para auxiliar na busca por soluções para o conflito no leste europeu, que “diz respeito à toda a comunidade internacional”.

“Creio que o elemento de novidade tem sido a posição ativa que o presidente Lula passou a exercer, junto a seus múltiplos interlocutores, no sentido de buscar contribuir para uma solução negociada para o conflito e estabelecimento da paz”, afirmou o ministro.

“Não estamos interessados em tomar lados, mas em preservar canais de diálogo com todos, única maneira de contribuir efetivamente para a construção de espaços de negociação que conduzam a paz efetiva sustentável”, concluiu.

Nesta quarta-feira (10), o assessor especial da Presidência do Brasil, ex-chanceler Celso Amorim, teve uma reunião com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em Kiev.

O presidente do país europeu disse ainda que espera manter o diálogo com o presidente Lula e que espera recepcioná-lo na Ucrânia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Você deseja continuar recebendo este tipo de sugestões de matérias?




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

zelensky-sobre-encontro-com-amorim:-unico-plano-de-paz-possivel-e-o-ucraniano

G1 Mundo

Zelensky sobre encontro com Amorim: Único plano de paz possível é o ucraniano

Presidente ucraniano se reuniu com Celso Amorim em Kiev na quarta-feira (10). Brasil quer mediar acordo de paz entre Rússia e Ucrânia. Ele também convidou Lula a visitar seu país. O assessor especial da Presidência e ex-chanceler Celso Amorim. — Foto: AGÊNCIA BRASIL O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse nesta quinta-feira (11) que enfatizou ao assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência, o ex-chaneler brasileiro Celso Amorim, que o […]

today11 de maio de 2023 12

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%