G1 Mundo

Brasil vai propor menção crítica à escalada de tensão sobre a Guiana no Mercosul

today7 de dezembro de 2023 2

Fundo
share close

Formuladores da política internacional do governo Lula anteciparam ao blog que o petista deve propor, na reunião da cúpula do Mercosul que começa nesta quinta-feira (7), no Rio, uma menção crítica à escalada retórica da Venezuela sobre a anexação forçada de 70% da Guiana.

A ideia é pregar em bloco o fim das hostilidades e uma saída pacífica ao impasse instalado pelo ditador Nicolás Maduro, num discurso que é visto como eleitoreira e um tanto inconsequente por aliados de Lula.

Há anos, referendos na Venezuela são acusados de fraude e manipulação. Geralmente, as “consultas” só servem para dar aparência de legalidade às vontades do ditador venezuelano.



Maduro, como mostrou o blog na quarta, foi avisado por interlocutores que Lula não seria condescendente com uma “aventura” na América Latina e que há uma série de riscos embutidos nessa ofensiva, ainda que o risco de uma ação bélica ainda seja visto como muito baixo pelas autoridades brasileiras.

Um incidente, disse um diplomata que atua junto à equipe de Lula, poderia facilmente fazer com que Maduro perdesse o controle da situação, levando atores de outros países a se engajarem contra a Venezuela.

O ditador havia prometido realizar eleições limpas no ano que vem. Mas sua última ofensiva lançou muitas dúvidas. Há a avaliação de que ele busca apenas um mote –a reivindicação de parte da Guiana é pauta antiquíssima na Venezuela, nunca executada- — para a disputa. Mas há também quem veja no ato uma tentativa de adiar a corrida eleitoral.

Pessoalmente, Lula está preparado para falar sobre o assunto. O presidente deve pregar, novamente, uma saída pacífica e o fim das hostilidade e pedir que a mediação dessa crise iniciada por Maduro ocorra em foros regionais, como:

  • Unasul (União de Nações Sul-Americanas); e
  • Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos).

A Guiana já avisou que vai acionar a ONU (Organização das Nações Unidas).

Venezuela x Guiana: o que acontece após referendo ser aprovado

Venezuela x Guiana: o que acontece após referendo ser aprovado




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

Notícias

Helicóptero militar guianês desaparece após sobrevoar Essequibo

As investigações buscam explicar o motivo do sumiço da aeronave. Autoridades afirmam que a região passava por uma instabilidade climática e que não há indícios que tenha sido um ataque venezuelano. A região está em disputa entre os dois países depois que a Venezuela aprovou neste domingo um plebiscito no qual cerca de metade do público eleitor votou a favor da anexação do local pelo governo de Nicolás Maduro. Não há registros de embates militares entre os dois países. Dois […]

today7 de dezembro de 2023 1

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%