G1 Mundo

Brasileira que mora nos EUA relata que se preparou para furacão Idalia e quando teve que deixar casa, rua estava vazia: ‘Assustador’; VÍDEO

today30 de agosto de 2023 14

Fundo
share close

Ana Paula Crescencio de Souza morava em São Paulo, foi para Chicago, e se mudou para a região de Tampa há cerca de um ano para estudar inglês. Ela conseguiu se abrigar na casa de uma amiga, em Wesley Chapel, que fica a 50 minutos de onde mora.

“Desde 5 horas da manhã [de terça-feira] eu estava vendo os alertas enviados para o celular dos moradores sobre quais regiões eram para desocupar. Eu estava esperando porque a minha região ainda não estava na área vermelha. Quando foi meio-dia, ela entrou na área vermelha e aí eu tive que correr atrás das coisas”, diz.

“Eu já tinha me preparado. Tinha ido no mercado e comprado água, pão e ovos cozidos porque aqui eles avisam com antecedência para todo mundo se preparar, comprar alimentos. E aí eu entrei em casa, me arrumei e liguei para uma amiga. Perguntei se eu poderia ir pra casa dela, e ela aceitou.



Um vídeo feito por Ana Paula e enviado à reportagem mostra as ruas vazias no final da tarde de terça-feira (29) durante sua saída de Tampa (veja acima).

“Quando foi seis horas da tarde [de terça-feira], eu vi que o tempo começou a fechar. Estava na esperança que esse furacão mudasse de local, mas não mudou. Então, arrumei as coisas, coloquei no carro e saí. E aí, bem no horário que as ruas estão completamente lotadas, com muito trânsito, não tinha uma alma na rua. Assustador”.

Rua vazia em Tampa horas antes de furacão Idalia chegar no estado da Flórida, EUA — Foto: Arquivo Pessoal

O furacão se formou no Golfo do México e entrou na Flórida perto de Keaton Beach, ao norte de Tampa, na região central da Flórida conhecida como Big Bend, na manhã desta quarta-feira (30). Na área, mais de 230 mil pessoas na Flórida ficaram sem energia elétrica.

Os fortes ventos de mais de 200 km/h arrancaram árvores que, por sua vez, derrubaram linhas de energia. Ao longo da costa, algumas casas ficaram submersas até perto dos telhados, e estruturas desmoronaram.

“Eu moro muito próximo ao mar, dá cinco minutos do mar. Eu atravesso uma ponte todos os dias para ir para a escola. E essa ponte está embaixo d’água. É uma ponte enorme, que eu gasto quase 20 minutos para atravessar ela. Ela está totalmente embaixo d’água. E eu recebi fotos do meu bairro. Ele está completamente alagado”.

Ana Paula Crescencio de Souza — Foto: Arquivo Pessoal

Ainda conforme a Ana, a comunidade brasileira na Flórida é unida e ajudou muitos a encontrarem abrigo.

“Graças a Deus a comunidade brasileira é unida aqui. Temos vários grupos, tanto no Facebook, como Instagram, WhatsApp, e todo mundo começou a avisar. Porque quem não sabe o inglês, mas tem um amigo que sabe, já começou a ser comunicado”.

“Todo mundo avisou e a maioria que eu conheço que mora em Tampa conseguiu buscar lugares. Então, todo mundo que pôde sair do seu local saiu, porque a gente não pode esperar o pior”.

Bairro de Tampa alagado com passagem de furacão Idalia — Foto: Arquivo Pessoal

Furacão Idalia chega à Flórida; Veja imagens da Estação Espacial Internacional

Furacão Idalia chega à Flórida; Veja imagens da Estação Espacial Internacional

Segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês), os ventos chegavam a 201 km/h na manhã desta quarta e poderão alcançar a velocidade de 209 km/h.

Há casas e ruas alagadas. Milhares de pessoas da área tiveram de deixar suas casas por precaução, inclusive em Tampa, a maior cidade da região.

O Idalia chegou à Flórida por volta das 07h45 no horário local (08h45 no horário do Brasil), mais rápido que a previsão inicial, que estimava a chegada do fenômeno apenas para a tarde.

Furacão Idália chega à Florida

Furacão Idália chega à Florida

Segundo o NHC, qualquer tempestade que ultrapasse a categoria 3 já é considerada como um grande furacão. Outro ponto de atenção é que o furacão pode causar grandes inundações.

Na terça-feira (29), o governo da Flórida orientou para que os moradores da região oeste do estado deixassem suas casas. Pelo menos 14 milhões de pessoas estão em estado de alerta.

“Este vai ser um furacão potente e, sem dúvida, vai afetar o estado da Flórida de muitas maneiras diferentes. Então, por favor, prestem atenção nas diretrizes das autoridades locais”, afirmo ainda de Santis.

Em Cuba, milhares de pessoas tiveram de deixar suas casas na região oeste do país na segunda-feira (28) por causa do Idalia.

A Defesa Civil de Cuba ativou a Fase de Alerta Ciclônico para as províncias de Pinar del Río, Artemisa e Isla de la Juventud, no oeste do país, e chuvas intermitentes afetaram a província vizinha de Mayabeque. Havana está em alerta.

O serviço ferroviário suspendeu as viagens a partir de Pinar del Río e o transporte marítimo de passageiros foi interrompido no domingo na Isla de la Juventud, segundo a imprensa local.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

governo-da-russia-diz-que-aviao-de-prigozhin-pode-ter-sido-derrubado-e-que-investigara-todas-as-possibilidades

G1 Mundo

Governo da Rússia diz que avião de Prigozhin pode ter sido derrubado e que investigará todas as possibilidades

Uma semana após a morte de Yevgueni Prigozhin e de seus homens de confiança no acidente de seu jato privado entre Moscou e São Petersburgo, os investigadores não deram nenhuma explicação ou pista sobre o motivo da queda. O porta-voz da presidência russa, Dmitri Peskov, afirmou nesta quarta-feira que o Comitê de Investigação da Rússia considera todas as possibilidades. "Como não há conclusões, não posso formular as coisas com precisão, […]

today30 de agosto de 2023 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%