G1 Mundo

Brasileiros que tentam deixar Gaza conseguem chegar ao sul do território e têm janela de horas para cruzar fronteira

today14 de outubro de 2023 7

Fundo
share close

Depois de ter a viagem adiada por conta de novos bombardeios, o grupo de 19 brasileiros que tenta deixar a Faixa de Gaza conseguiu embarcar novamente em um ônibus fretado pela Embaixada do Brasil na Palestina e chegou ao sul do território neste sábado (14), segundo o embaixador brasileiro, Alessandro Candeas.

O grupo conseguiu fazer o trajeto entre o abrigo no norte de Gaza, onde estavam, e a cidade de Khan Younes, no sul, e aguardavam sinal verde da Embaixada do Brasil na Palestina para seguir até a fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito.

Em Khan Younes, os brasileiros foram levados ao prédio no qual vive uma família brasileira. Eles ficarão lá, segundo a Embaixada, enquanto esperam para cruzar a fronteira e embarcar, já no Egito, em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que os levará ao Brasil.



Um dos desafios para cumprir essa trajeto é que o grupo pode ter agora uma janela de poucas horas para conseguir cruzar a fronteira.

Fontes de Washington disseram à Al-Jazeera que a fronteira ficará aberta entre meio-dia e 17h no horário local (entre 06h e 11h no horário de Brasília). Já membros do Itamaraty afirmaram à TV Globo e à GloboNews que Israel não deve permitir a abertura dessa fronteira neste sábado.

A rede CNN Internacional afirmou que fontes do Ministério da Defesa de Israel autorizaram a passagem entre Gaza e Rafah, no Egito, mas não especificaram quando a fronteira seria aberta.

Apenas cidadãos estrangeiros poderão passar por esse corredor, segundo o acordo.

Noura Bader embarca novamente no ônibus pouco antes das 14h de sábado (14), no horário local, na segunda tentativa para deixar Gaza; — Foto: Arquivo pessoal

O trajeto entre o abrigo de onde o grupo saiu, no norte de Gaza é de apenas 25 quilômetros – em tempos normais, duraria cerca de 30 minutos. Mas a previsão era de que a viagem poderia durar até duas horas caso houvesse bombardeios.

Para garantir a segurança, a Embaixada esperou a garantia, por Tel Aviv, de que não haveria bombardeios na rota. O embaixador Alessandro Candeas afirmou também que a Embaixada informou a placa e o modelo do ônibus a autoridades de Israel e ao Hamas, que governa e controla a Faixa de Gaza.

Brasileiros começam a embarcar em ônibus para deixar norte de Gaza — Foto: Arquivo pessoal

Mais cedo, os brasileiros chegaram a colocar bagagens no porta-malas do ônibus, mas, por conta de informações sobre novos bombardeios de Israel no trajeto, tiveram de voltar ao abrigo onde estavam.

Os ônibus para transporta-los chegaram durante a noite de sexta-feira (13), mas embaixada brasileira na Palestina considerou que era muito arriscado iniciar o deslocamento, por conta da série de bombardeios realizados por Israel.

Os brasileiros estavam abrigados na escola Rosary Sisters School, ao norte de Gaza.

VEJA IMAGENS DOS BRASILEIROS CARREGANDO OS ÔNIBUS:

Brasileiros começam a embarcar em ônibus para deixar norte de Gaza — Foto: Arquivo pessoal

Brasileiros começam a embarcar em ônibus para deixar norte de Gaza — Foto: Arquivo pessoal

Brasileiros começam a embarcar em ônibus para deixar norte de Gaza — Foto: Arquivo pessoal

Brasileiros começam a embarcar em ônibus para deixar norte de Gaza — Foto: Arquivo pessoal




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

egito-e-israel-chegam-a-acordo-para-abrir-fronteira-no-sul-de-gaza-para-a-saida-de-brasileiros-e-outros-estrangeiros,-diz-imprensa

G1 Mundo

Egito e Israel chegam a acordo para abrir fronteira no sul de Gaza para a saída de brasileiros e outros estrangeiros, diz imprensa

Egito e Israel alcançaram neste sábado (14) um acordo para abrir as fronteiras entre o sul de Gaza e o Egito temporariamente, segundo afirmou um membro da comitiva egípcia à agência de notícias da Associated Press. A saída, de acordo com as negociações, será feita por Rafah, na Península do Sinai, no nordeste do Egito - a fronteira entre o país e a Faixa de Gaza está fechada desde o […]

today14 de outubro de 2023 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%