G1 Mundo

Briga de grupo Wagner com Putin pode durar meses, diz secretário de Estado dos EUA: ‘não vimos ainda o ato final’

today26 de junho de 2023 7

Fundo
share close

Antony Blinken afirmou também que Washington ainda não tentou falar com Moscou sobre a rebelião do grupo de mercenários contra a Rússia, que colocou o mundo em alerta.


Tropas do grupo Wagner deixam a cidade de Rostov, que haviam ocupado, após acordo com o governo russo, em 24 de junho de 2023. — Foto: Reuters



“Acredito que não vimos o ato final”, afirmou Blinken à rede norte-americana ABC News, após um motim abortado pelas forças lideradas por Yevgeny Prigozhin.

Blinken disse também que as tensões que desencadearam a rebelião vêm aumentando há meses e que a turbulência pode afetar as capacidades militares de Moscou na Ucrânia.

No entanto, ele descreveu o conflito como um “assunto interno” para Putin, e afirmou que Washington ainda não tentou falar com Moscou sobre o episódio.

“Observamos mais rachaduras surgirem na fachada russa. É muito cedo para dizer exatamente para onde vão e quando chegarão lá. Mas, certamente, temos todo tipo de novas questões que Putin terá de abordar nas próximas semanas e meses”, disse Blinken ao programa “Meet the Press”, da NBC.

“Na medida em que os russos estão distraídos e divididos, isso pode tornar mais difícil o processo de violência contra a Ucrânia“, disse Blinken ao programa “This Week” da ABC.

Entenda as etapas da rebelião na Rússia

Entenda as etapas da rebelião na Rússia

Há meses, Prigozhin vinha tendo desentendimentos com o Ministério da Defesa russo por conta da falta de armas e suprimentos de guerra para suas tropas.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

350-paquistaneses-em-naufragio-na-grecia:-do-que-eles-estavam-fugindo?

G1 Mundo

350 paquistaneses em naufrágio na Grécia: do que eles estavam fugindo?

A Organização das Nações Unidas (ONU) calcula que entre 400 e 750 pessoas de várias nacionalidades estavam no barco, o qual naufragou a cerca de 80 km da cidade litorânea de Pilos. Além de paquistaneses, havia um número significativo de egípcios e sírios. Até o momento, há 82 mortes confirmadas e 104 pessoas resgatadas — entre elas, 12 paquistaneses. Ainda há centenas de pessoas consideradas desaparecidas, embora tema-se que tenham […]

today26 de junho de 2023 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%