G1 Mundo

Brinquedo sexual de madeira do século 2 é encontrado perto de muralha romana no Reino Unido

today21 de fevereiro de 2023 20

Fundo
share close

Especialistas afirmaram que o artefato, encontrado em uma vala no forte Vindolanda, pode ser o exemplo mais antigo de um falo de madeira já descoberto em qualquer parte do antigo Império Romano.

Eles informaram, no entanto, que não haviam descartado a possibilidade de ser um símbolo de boa sorte ou um utensílio para moer ingredientes.

Inicialmente, eles pensaram se tratar de um utensílio para tecelagem.



O objeto foi descoberto ao lado de dezenas de sapatos, acessórios e outras pequenas ferramentas — junto a retalhos de couro — no sítio arqueológico, perto de Hexham, em Northumberland.

‘Liso em ambas as extremidades’

Mas especialistas da Universidade de Newcastle, no Reino Unido, e da University College Dublin, na Irlanda, dizem acreditar agora que o objeto, que mede cerca de 16 cm, pode ter tido um uso mais íntimo.

Ao analisar o artefato, eles perceberam que ambas as extremidades estavam visivelmente mais lisas, indicando uso repetido ao longo do tempo.

“Sabemos que os antigos romanos e gregos usavam instrumentos sexuais— este objeto de Vindolanda pode ser um exemplo disso”, afirma Rob Collins, professor de arqueologia na Universidade de Newcastle.

Falos eram comuns no Império Romano, pois acreditava-se que ofereciam proteção contra a má sorte.

Há muitos retratados em obras de arte, esculpidos em cerâmica ou representados em miniaturas — feitas de osso ou metal —, que eram frequentemente usadas ​​como pingentes de joias.

O objeto foi colocado agora em exposição no sítio arqueológico, perto de Hexham, em Northumberland — Foto: Historic England Archive/Heritage Images/Getty Images via BBC

Os arqueólogos afirmaram que outra possibilidade é que o objeto tenha sido usado como um pilão para moer ingredientes para cosméticos ou remédios, e sua forma pode ter sido pensada para adicionar propriedades consideradas mágicas.

Ou pode ter sido encaixado em uma estátua e depois esfregado para dar sorte, conforme eles escreveram na revista científica Antiquity.

“O falo de madeira pode muito bem ser o único que sobreviveu daquela época, mas é improvável que tenha sido o único do tipo usado no sítio arqueológico, ao longo da fronteira, ou até mesmo na Grã-Bretanha romana”, diz Barbara Birley, curadora do Vindolanda Trust, onde o objeto está agora em exposição.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

putin-diz-que-guerra-continuara,-faz-nova-ameaca-nuclear-e-afirma-que-‘e-impossivel-vencer-as-tropas-russas’

G1 Mundo

Putin diz que guerra continuará, faz nova ameaça nuclear e afirma que ‘é impossível vencer as tropas russas’

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta terça-feira (21) que continuará a lutar na guerra da Ucrânia, que completa um ano na semana que vem e fez uma nova leva de ameaças, incluindo nucleares. Em um raro discurso presencial - só feito em momentos estratégicos ao longo da guerra -, Putin disse que: A guerra continuará;Seu país tem "todos os recursos" para seguir lutando;É "impossível" vencer a Rússia no […]

today21 de fevereiro de 2023 64

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%