G1 Mundo

Buscas por crianças perdidas na Amazônia colombiana chegam ao 18º dia

today19 de maio de 2023 18

Fundo
share close

Na quarta-feira (17), o presidente do país, Gustavo Petro, compartilhou no Twitter que as crianças haviam sido encontradas com vida. Mais tarde, no entanto, ele apagou o tuíte e corrigiu a informação, dizendo que o grupo ainda não foi encontrado.

  • Além de um bebê de 11 meses, as crianças têm 13, 9 e 4 anos.
  • As crianças são indígenas da etnia huitoto e são irmãs.
  • Um dos três corpos de adultos encontrados é da mãe dos jovens.
  • Outra vítima era um dos líderes da comunidade indígena.
  • O voo faria o trajeto entre Caquetá e San José del Guaviare, uma das principais cidades da Amazônia colombiana, mas caiu após o piloto reportar problemas na aeronave, que desapareceu dos radares logo depois.
  • As buscas ocorrem em uma região de mata densa e de difícil acesso.
  • Indígenas de comunidades locais e cerca de 100 oficiais participam da operação, que também conta com três cães farejadores.
  • A Força Nacional encontrou pertences das crianças, o que parecia ser um acampamento improvisado e frutas mordidas, sugerindo que os jovens ainda poderiam estar vivos.

Segundo o avô das crianças, Fidencio Valencia, os menores huitoto “estão acostumados a estar na selva”, mas poderiam ter se escondido por medo após o acidente.

“Queremos ver ou encontrar as crianças. Sei que estão na selva há muito tempo, está difícil. De repente, com o apoio que todo o povo, a energia indígena e as orações nos dão, podemos [encontrá-los]”, disse ele ao Caracol Noticias.



Colombianos criticaram a postura do presidente, de dar uma notícia ainda não confirmada. O caso gerou uma grande comoção dentro do país, e há dias se falava da possibilidade de que as crianças estivessem vivas, já que apenas os corpos dos adultos que estavam no avião haviam sido encontrados.

Na quinta-feira (18), os familiares dos passageiros divulgaram um comunicado desaprovando o erro cometido pelas autoridades e pedindo respeito. “A saúde física e emocional não é um jogo que pode ser apagado e/ou facilmente esquecido”, afirma a declaração, segundo o jornal “El Tiempo”, da Colômbia.

“Solicitamos a todas as entidades competentes que procedam às devidas diligências e às investigações que estão a decorrer para apurar as causas do acidente”, disseram os familiares.

Fatima Valencia, avó das crianças e mãe de uma das vítimas, falou com a Reuters sobre o caso. “Estou muito preocupada, como é que já acharam o arco, a tesoura, então o que está acontecendo?”, questionou.

“Estamos sendo vistos no mundo todo, mas estou aqui sofrendo como avó e pela minha filha que perdi. Espero que eles os encontrem, preciso que venham me dizer que as crianças foram encontradas. Ficarei feliz”, disse Valencia.

Pertences das crianças foram encontrados durante as buscas — Foto: Fuerzas Militares de Colombia

Acidente de avião aconteceu no início do mês — Foto: Fuerzas Militares de Colombia




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

o-brasileiro-premiado-por-fazer-‘melhor-pizza-da-europa-fora-da-italia’

G1 Mundo

O brasileiro premiado por fazer ‘melhor pizza da Europa fora da Itália’

Hoje ele é sócio da Sartoria Panatieri, em Barcelona, na Espanha, que ficou em primeiro lugar no ranking do renomado guia italiano 50 Top Pizza 2023. Aberta em 2018, essa pizzaria artesanal com filosofia sustentável já conta com duas unidades na cidade espanhola — e é resultado de uma jornada gastronômica que começou quando Rafael Panatieri ainda era garoto, em Rio Pardo. De família de origem italiana, ele conta que […]

today19 de maio de 2023 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%