G1 Santos

Cabeleireira escreve livro no celular sobre a luta contra o câncer de mama após sonhar com uma ‘presença divina’

today3 de março de 2024 10

Fundo
share close

Uma moradora de Santos, no litoral de São Paulo, venceu uma batalha contra o câncer de mama e escreveu um livro sobre a experiência de luta e vitória. Sem histórico da doença na família, a cabeleireira Rosely Pinheiro da Silva Leal, de 53 anos, usou apenas o celular para digitar as 60 páginas de “Entrei no Barco”. Apesar do lançamento oficial ocorrer em março deste ano, ela já vendeu 165 exemplares.

Rosely vive no Morro São Bento. Ela descobriu o câncer em março de 2021, após fazer uma mamografia de rotina na policlínica local. Os resultados vieram alterados e, naquele mesmo dia, ela foi encaminhada ao Instituto da Mulher. Uma biópsia mostrou que o tumor era maligno.

“Eu ainda brinquei com a médica: ‘doutora, eu estou com câncer?’ Brinquei, mas era uma brincadeira que eu acho que no fundo, no íntimo, parece que já sabia”, recordou, antes de receber a resposta positiva para a doença



A escritora começou a quimioterapia em julho daquele ano na Beneficência Portuguesa e realizou uma cirurgia para a retirada parcial da mama. O tratamento acabou, mas ela tomará um medicamento inibidor pelos próximos anos e faz visitas periódicas ao médico.

Foi em setembro de 2023 que Rosely se questionou: o que posso fazer para mostrar a realidade do câncer de mama às pessoas? Ela mesma não conhecia a doença a fundo, já que não havia histórico na família.

“Até então, eu nem sabia o que era uma quimioterapia, porque na minha família nunca teve ninguém [com câncer]”, contou.

Dessa ideia, surgiram as 60 páginas do livro. O mais surpreendente, inclusive para o dono da editora que abraçou a história, foi Rosely ter escrito a história completa no Word do próprio celular.

“No dia 6 de setembro, eu comecei a escrever o livro no celular”. Ela contou que a todo momento pegava o celular para acrescentar mais informações ao material, mesmo enquanto assistia a novelas ou cozinhava. No dia 6 de novembro, foi à editora Comunnicar e apresentou o projeto.

Livro ainda será lançado oficialmente, mas autora já vendeu 165 exemplares — Foto: Arquivo pessoal

Segundo Rosely, um sonho foi um dos estopins para a criação do livro. Ela estava deitada, “meio dormindo, meio acordada”, quando imaginou estar em frente a uma praia, com mar turbulento. Naquele momento, notou que ainda não era hora de partir.

“Eu entrei no barco. E no barco vi uma presença divina, que para mim era Jesus. E ele me estendia a mão, [dizendo] ‘vem, vem’. Eu entrava nesse barco e sentava e a gente seguia. Eu segurava muito forte a mão dele e seguia mar adentro”, contou.

O mar estava agitado e fazia frio, mas as mãos continuavam dadas. Rosely fez questão de criar um capítulo com o título “A noite da resposta” e ilustrou o momento na capa do livro, com ajuda de aplicativos de edição de imagem.

Durante a jornada de tratamento, ela percebeu que mulheres tendem a olhar primeiro para os outros. Muitas vezes, acabam negligenciando a própria saúde em decorrência de toda essa responsabilidade.

Experiência com câncer de mama motivou escrita de livro em Santos (SP) — Foto: Arquivo pessoal

Antes mesmo do lançamento oficial, que ocorrerá a partir de 9h30 em 23 de março na policlínica do São Bento, Rosely já vendeu 165 exemplares. Os livros chegaram até a Bahia, estado onde ela tem uma casa com o marido e passa temporadas. Para ter acesso ao livro basta procurá-lo na página da escritora no Instagram.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

com-disputa-entre-trump-e-biden-nas-eleicoes-quase-definida,-eua-se-preparam-para-‘superterca’-mais-previsivel-e-esvaziada-dos-ultimos-anos

G1 Mundo

Com disputa entre Trump e Biden nas eleições quase definida, EUA se preparam para ‘Superterça’ mais previsível e esvaziada dos últimos anos

Historicamente, o dia costuma ser decisivo tanto para o Partido Republicano quando para o Democrata, mas, principalmente, para a sigla que está na oposição -- desta vez, os republicanos. Este ano, no entanto, os superlativos da data devem acabar diminuídos diante de um cenário previsível para os dois partidos, na avaliação de especialistas ouvidos pelo g1. A Superterça é a data protagonista nos cerca de seis meses em que dura […]

today3 de março de 2024 14

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%