G1 Santos

Cachalote-pigmeu ferido encalha em praia e mobiliza especialistas no litoral de SP; VÍDEO

today2 de julho de 2023 1

Fundo
share close

O advogado Marcos de Oliveira Alessio, de 57 anos, estava jogando tamboréu quando viu a movimentação próxima à água e resolveu ir checar o que estava acontecendo. “Todo mundo correu”, explicou em entrevista ao g1.

Ele diz, que ao se deparar com o animal ferido e ensanguentado, a população acionou o Instituto Gremar. “Tinha que ter tido socorro imediato”, enfatizou Marcos. Segundo o advogado, o golfinho foi visto por volta das 9h, na praia do José Menino.

Golfinho ferido é encontrado em praia do litoral de SP — Foto: Arquivo Pessoal



De acordo com o Instituto Gremar, a equipe foi acionada por meio do Corpo de Bombeiros e chegou ao local para prestar atendimento ao animal por volta das 11h, em ação pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

Ainda segundo o instituto, o estado do golfinho é considerado grave. Trata-se de uma fêmea juvenil, de aproximadamente 2,80m de comprimento, com uma lesão na região da cauda e aparentemente marcas de interação com rede de pesca.

Veterinários e técnicos de campo medicaram e preservaram o animal a cerca de 30 metros da faixa de areia utilizando uma lona para estabilizá-lo no mar.

Após mais de uma hora, os profissionais resgataram o golfinho e o encaminharam ao Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos, em Guarujá, também no litoral paulista.

Especialistas fazem operação especial para cuidar de golfinho ferido em praia de Santos, SP — Foto: Instituto Gremar

Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a espécie Cachalote-pigmeu pertence à ordem dos cetáceos (baleias, botos e golfinhos) e possui características como presença dentes e apenas um orifício respiratório. Os animais habitam águas costeiras e oceânicas e seu tamanho pode varia de 1,5 m para a Franciscana a 18 m para o macho adulto do cachalote.

A espécie ocorre preferencialmente ao largo da plataforma continental em águas tropicais e temperadas, podendo ser avistada solitária ou em pequenos grupos de até 6 indivíduos. Existem muito poucas informações sobre a espécie, fazendo com que ela seja classificada como contendo dados insuficientes (DD) para categorização de seu status de conservação.

Encalhe do golfinho mobilizou banhistas que acionaram o socorro em Santos — Foto: Arquivo Pessoal

Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos

O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O objetivo do projeto é avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias, do atendimento veterinário aos animais vivos e da necropsia dos animais encontrados mortos.

O PMP é realizado de Laguna (SC) até Saquarema (RJ), sendo dividido em 15 trechos. O Instituto Gremar monitora o Trecho 9, compreendido entre São Vicente e Bertioga.

Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, basta entrar em contatos pelos telefones 0800 642 3341 ou (13) 99711 4120.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

por-que-um-aviao-britanico-da-2a-guerra-mundial-foi-encontrado-enterrado-na-ucrania

G1 Mundo

Por que um avião britânico da 2ª Guerra Mundial foi encontrado enterrado na Ucrânia

A aeronave foi enviada para a União Soviética pela Grã-Bretanha depois que a Alemanha nazista invadiu o país em 1941. Eles faziam parte de um pacote de apoio militar à URSS, pago pelos Estados Unidos sob o chamado esquema Lend-Lease. Legislação semelhante está sendo usada hoje pelo governo dos Estados Unidos para enviar ajuda militar à Ucrânia na tentativa de expulsar as forças da Rússia de seu país. Especialistas em […]

today2 de julho de 2023 19

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%