G1 Santos

Calorão no outono: Santos registra aumento de quase 4°C na temperatura média no início de maio; entenda o motivo

today8 de maio de 2024 4

Fundo
share close

A cidade de Santos, no litoral de São Paulo, apresenta temperaturas acima do comum neste início de maio. Segundo o g1 apurou com a Defesa Civil municipal, nesta quarta-feira (8), a média dos termômetros foi de 33,4°C, ante 29,7°C no mesmo período do ano passado. São 3,7°C de diferença. A previsão é que os termômetros batam o recorde nesta quinta-feira (9) com máxima de 38°C.

O levantamento foi realizado pelo meteorologista Franco Cassol, da Defesa Civil de Santos. Segundo o órgão, entre a última quarta-feira (1º) e esta terça-feira (7), os termômetros registraram até 39,2°C na cidade. Nos primeiros sete dias de maio de 2023, por sua vez, a máxima foi de 31,9°C.

“Maio é um mês no meio do outono, que é uma estação de transição. No começo pode até ter características de verão, mas a tendência é que, quando chega mais para o final do mês, os dias fiquem mais frios […] mas é um calor acima da média”, explicou o especialista.



Veja as temperaturas de maio em 2023 e 2024:

Temperaturas máximas em Santos

Dia Maio 2023 Maio 2024
1 28,7° 32,6°C
2 27,9°C 39,2°C
3 29,9°C 32,3°C
4 31,9°C 31°C
5 29,4°C 31,1°C
6 30,4°C 32,1°C
7 29,8°C 35,9°C
Média 29,7°C 33,4°C

Segundo Franco, há um bloqueio atmosférico (sistema de alta pressão) que paira sobre o Sudeste e região oceânica no Brasil desde a última semana de abril.

Esse bloqueio é uma espécie de oscilação atmosférica, que depende de vários fatores para surgir, e vem deixando o tempo mais aberto na Baixada Santista. Apesar de os números para o início do mês serem acima da média, esse bloqueio não é algo fora do comum para esta época.

Dia mais quente da semana

No calor, moradores e turistas de Santos (SP) aproveitam para se refrescar nas praias e chuveirinhos — Foto: Arquivo/A Tribuna Jornal

A última quinta-feira (2) teve uma das maiores temperaturas para o mês de maio dos últimos anos. O meteorologista da Defesa Civil afirmou que, entre esta quarta e quinta-feira (9), o tempo deve continuar bem quente. Na quinta, os termômetros devem bater o recorde da semana com máxima de 38°C.

Já na próxima sexta-feira (10), o tempo pode esfriar um pouco. Haverá chance de chuvas fracas com céu um pouco mais nublado, mas a mudança não será tão significativa.

No sábado (11), o tempo volta a esquentar e, na metade da semana que vem – entre os dias 14 e 15 –, é possível que uma frente fria traga mais frio para a região.

Confira as temperaturas previstas para a semana:

  • Quarta-feira (8): 24°C – 35°C;
  • Quinta-feira (9): 24°C – 38°C;
  • Sexta-feira (10): 22°C – 27°C;
  • Sábado (11): 22°C – 32°C.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

caminhao-fica-preso-em-viaduto-em-praia-grande,-sp

G1 Santos

Caminhão fica preso em viaduto em Praia Grande, SP

No local, é permitida a passagem de veículos com até 3,6 metros de altura. Acidente aconteceu no Viaduto Valdemar José Mancini, em Praia Grande — Foto: Praia Grande Mil Grau Um caminhão ficou 'preso' em um viaduto de Praia Grande, no litoral de São Paulo. Segundo apurado pelo g1, o veículo acabou ‘entalado’ após o contêiner bater no concreto do viaduto por ultrapassar a altura permitida no local. O acidente […]

today8 de maio de 2024 1

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%