G1 Santos

Câmara de Guarujá aprova instalação de câmeras em fardas e viaturas da Guarda Municipal

today15 de dezembro de 2023

Fundo
share close

O Projeto de Lei 253/2023 foi aprovado pela Câmara, em discussão única, na última terça-feira (12). A iniciativa busca implantar microcâmeras ao equipamento de uso pessoal dos agentes, como coletes e capacetes, e câmeras de vigilância no exterior das viaturas.

De acordo com o texto, o projeto busca se adequar a demais corporações que já utilizam o equipamento. O vereador acredita que as gravações buscam resguardar o guarda e comprovar a devida abordagem, preservando a ação e as provas nelas colhidas.

Câmara de Guarujá aprova instalação de câmeras em fardas e viaturas da GCM — Foto: Arquivo/Hygor Abreu/Prefeitura de Guarujá



A proposta ainda prevê a preservação das imagens por, no mínimo, 120 dias. Os vídeos arquivados serão de acesso restrito ao Comando Geral da GCM, Ministério Público, Poder Judiciário e a Secretaria de Defesa e Convivência Social (Sedecon), que será responsável pela fiscalização da lei.

Entretanto, as imagens poderão ser solicitadas para investigação ou instrução de processo criminal, cível e administrativo quando requisitadas pelo Ministério Público, Poder Judiciário, Sedecon, ou por um agente da GCM que responda processo administrativo.

O vereador, no projeto de lei, ressaltou que o equipamento possui fácil manejo e baixo custo. Além disso, a instalação poderá ser feita de maneira gradual, no prazo de até um ano após a publicação da lei.

O projeto foi aprovado pelo Legislativo e encaminhado para sanção da Prefeitura de Guarujá. A administração informou que aguarda a assinatura para tomar ciência do teor e realizar a análise técnica e orçamentária da proposta.

A GCM de Guarujá possui um efetivo de 352 agentes. No mês de novembro, mais 35 candidatos foram convocados após aprovação em concurso público. Além disso, a corporação possui 61 veículos, entre viaturas, motos e quadriciclos.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

reducao-da-aliquota-de-imposto-de-compra-e-venda-de-imoveis-termina-dia-31

Prefeitura de Guarujá

Redução da alíquota de imposto de compra e venda de imóveis termina dia 31

Lei complementar permite redução temporária de 3% para 2% Termina no próximo dia 31 a oportunidade dos munícipes de Guarujá pagarem menos para regularizar o registro de seu imóvel. O Programa Registrar é Legal, voltado a quem quiser registrar escritura pública no Cartório de Imóveis do Município, oferece redução temporária do recolhimento à vista do Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) de 3% para 2%. Assim, fica reduzida a […]

today15 de dezembro de 2023 2

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%