G1 Santos

Câmara de Praia Grande aprova lei que cria carteira de identificação para pessoas com autismo

today10 de dezembro de 2023 2

Fundo
share close

A Câmara de Praia Grande, no litoral de São Paulo, aprovou o Projeto de Lei que prevê a criação da carteira de identificação da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A lei ainda precisa ser sancionada e publicada.

Segundo a prefeitura do município, a carteira é um documento gratuito que garantirá à pessoa com TEA a prioridade nos atendimentos e no acesso aos serviços públicos e privados, evitando constrangimentos, além do acompanhamento de laudos à comprovação da condição.

A prefeita Raquel Chini (PSDB) afirmou que o projeto de lei reforça o compromisso da administração municipal com as pessoas com autismo. “Com essa medida queremos dar mais dignidade às pessoas com transtorno do espectro autista, garantindo o seu direito à prioridade no atendimento”.



O documento é emitido digitalmente pelo Governo do Estado por meio deste link. O responsável legal pelo diagnosticado com TEA deverá ter cadastro no Governo Federal e preencher as informações solicitadas.

Os pedidos são avaliados pelo governo estadual e, quando aprovados, o documento oficial é disponibilizado para impressão. A carteira tem validade de cinco anos, conforme Lei Federal 13.977/20.

A lei municipal 217/23 enviada pelo Executivo e aprovada pela Câmara altera a lei 1.814/16, que institui a Política Municipal de Proteção aos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

Além da criação da carteira de identificação, a lei também determina que o laudo médico pericial – que atesta o TEA – tenha prazo de validade indeterminado, podendo ser emitido por profissional da rede pública ou privada.

A entrega de um cordão do TEA para quem apresentar a carteira de identificação, em local que será definido posteriormente pela administração municipal também está incluída na lei.

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

santos-divulga-regras-para-o-uso-de-praias-na-temporada-de-verao;-confira

G1 Santos

Santos divulga regras para o uso de praias na temporada de verão; confira

A Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, divulgou algumas regras para o uso das praias do município durante a temporada de verão. Entre as diretrizes estão temas como a circulação de pets, uso de guarda-sóis e cadeiras, e a prática de atividades esportivas. Segundo a gestão pública, a circulação dos pets é permitida exclusivamente entre o Posto 1 e o Emissário Submarino, diariamente, das 6h às 9h e […]

today10 de dezembro de 2023 2

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%