G1 Santos

Câmara de Santos aprova fornecimento de canabidiol no SUS

today24 de novembro de 2023 1

Fundo
share close

A Câmara de Santos, no litoral de São Paulo, aprovou o Projeto de Lei (PL) que institui o fornecimento gratuito de medicamento formulado de derivado vegetal à base de canabidiol sob prescrição médica pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Desta forma, o projeto depende somente da sanção do Poder Executivo.

O PL 264/22, de autoria do vereador Luiz Felipe Silva Albino, o Lipe Albino (PSB), foi aprovado com unanimidade durante a 71ª Sessão Ordinária, realizada nesta quinta-feira (24) na Câmara Municipal.

Na ocasião, o vereador enfatizou a importância da chamada ‘cannabis medicinal’ para garantir a qualidade de vida de pessoas com epilepsia, parkinson, dores crônicas, Transtorno do Espectro Autista (TEA), entre outras condições. “Planta tão polêmica, mas que, de fato, garante a saúde a quem mais precisa”, disse na sessão.



Ao g1, Lipe comemorou a aprovação, dizendo que os parlamentares deixaram ideologias, tabu e preconceitos de lado. “A saúde tem pressa e Santos é vanguarda. Era importante aprovar uma lei nesse sentido para agilizar esse processo, pois há urgência por parte das pessoas que precisam desse remédio à base da planta”, explicou.

Segundo o vereador, ele conta com a sanção do prefeito Rogério Santos “Precisamos trabalhar para garantir bem-estar a qualidade de vida para as pessoas, principalmente para as que mais precisam da atenção do Poder Público”.

PL 264/22 é de autoria do vereador Luiz Felipe Silva Albino, o Lipe Albino (PSB) — Foto: Reprodução/Câmara de Santos

O PL tinha sido aprovado em primeira discussão durante a sessão extraordinária realizada pela manhã da própria quinta-feira (23). Já na votação final, durante a tarde, os vereadores Edivaldo Fernandes Menezes, o Chita (PSB), e Débora Camilo (PSOL), se manifestaram a favor do PL.

O colega de partido de Lipe Albino deu o exemplo de um amigo que faz tratamento com uso de canabidiol, enquanto Débora enfatizou que já existe legislação estadual que determina a distribuição do medicamento. “É uma iniciativa que precisa sair do papel porque há uma urgência na sociedade”, disse, durante a sessão.

A lei que garante o fornecimento gratuito de medicamentos à base de canabidiol pelo SUS no Estado de São Paulo foi sancionada pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) no início deste ano.

O projeto, de autoria do deputado estadual Caio França (PSB), tinha sido aprovado em dezembro de 2022 pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

Famílias e entidades da sociedade civil passaram a conhecer as propriedades medicinais na cannabis em 2010 e, cinco anos depois, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a importação dos produtos no país.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

cubatao-abre-vagas-para-curso-destinado-a-empreendedores;-veja-como-participar

G1 Santos

Cubatão abre vagas para curso destinado à empreendedores; veja como participar

Formação é destinada a pessoas físicas, ambulantes e trabalhadores informais.As vagas são limitadas. Prefeitura abre vagas para curso destinado a potenciais empreendedores em Cubatão (SP) — Foto: Reprodução A Prefeitura de Cubatão (SP) está com inscrições abertas para o curso 'Primeiros Passos: Descomplique', destinado a potenciais empreendedores, pessoas físicas, ambulantes e trabalhadores informais que buscam orientação na área. Para participar, os interessados devem realizar a inscrição por meio deste link. […]

today24 de novembro de 2023 1

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%