Prefeitura de Guarujá

Campanha sobre descarte de óleo de cozinha atendeu mais 1500 pessoas

today9 de fevereiro de 2023 12

Fundo
share close

Quinta edição do programa ‘Óleo Sustentável no Verão’ teve foco em quiosques, ambulantes, turistas e população local da Cidade

Em dois dias de capacitação e mais quatro de ação nas praias e bairros da Cidade, a Prefeitura de Guarujá, em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Óleo Vegetal (Abiove), encerrou a 5ª edição da Campanha de Conscientização Ambiental sobre a importância do descarte adequado e a destinação correta do óleo de cozinha usado (Programa Óleo Sustentável no Verão), com mais de 1500 pessoas atendidas. A iniciativa foi coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam).

Paralelo à campanha de conscientização, o Município realizou o Curso de Capacitação Verão Sustentável, ministrado em dois momentos: na forma virtual, por técnicos da Abiove, e presencial, por técnicos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil). A capacitação foi voltada aos ambulantes das praias de Pitangueiras, Astúrias e Guaiúba.

Já a campanha de conscientização foi realizada em dois fins de semana de janeiro (dias 21 e 22 e 28 e 29). No primeiro, atendeu a orla da Praia do Tombo, Praça 14 Bis, em Vicente de Carvalho, e Praça Mário Covas, em Morrinhos 1; e, no segundo, a Praia do Guaiúba, na altura da Avenida Humberto Prieto Perez; Santa Cruz dos Navegantes, no Centro Esportivo; e a Comunidade Cantagalo, na Associação de Bairro.

Contando com espaço instagramável, durante os eventos teve doação de óleo usado e distribuição de brindes, mudas de árvores nativas, materiais educativos, além de ações de Educação Ambiental.



As equipes da Semam focaram as ações em quiosques, ambulantes, turistas e população local, conscientizando-os sobre os malefícios que o descarte irregular de óleo pode causar ao meio ambiente, como a impermeabilização e contaminação do solo, entupimento de redes de esgoto e poluição dos lençóis freáticos.

Guarujá conta com 7 ecopontos para descarte de óleo

A Semam, em parceria com a empresa Litoral Pérola Limp, mantém sete ecopontos para descarte de óleo de cozinha usado no Município. A orientação é para que as pessoas acondicionem o óleo usado em garrafa pet ou recipiente de plástico e leve-o aos ecopontos.

Caso a pessoa tenha dificuldade para o descarte do óleo nos ecopontos, deve solicitar o recolhimento à Semam, pelo telefone (13) 3308-7885 ou à empresa Litoral Pérola Limp – (13) 99728-1558 ou (13) 99747-6043. A solicitação também pode ser feita pelas redes sociais: link @litoralperolalimp (Instagram) e link @limpperola (Facebook).

Todo óleo coletado é destinado para a produção de biodiesel. O recolhimento é feito em horário comercial, mediante agendamento.

Confira os ecopontos para descarte de óleo residual

Paço Municipal Raphael Vitiello – Avenida Santos Dumont, 640 – Santo Antônio

E.M. Mário Cerqueira Filho – Rua Javari, 95 – Perequê

E.M. Valéria Cristina – Rua Poeta Gregório de Matos, 25 – Morrinhos

E.M. Dr. Gladston Jafet – Rua João Luis da Silva, 3 – Vila Ligya

E.M. 1º de Maio– Avenida Adriano Dias dos Santos, 611 – Jardim Boa Esperança/Vicente de Carvalho

E.M. Sérgio Pereira Rodrigues – Avenida Atlântica, 1516 – Enseada

Loja Litoral Pérola Limp – Rua Castro Alves, 39 – Jardim Santense/Vicente de Carvalho




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Ana Clara

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

especialista-alerta-contra-tratamento-para-criancas-mudarem-sexo

Gospel Prime

Especialista alerta contra tratamento para crianças mudarem sexo

Uma das principais especialistas em disforia de gênero na Finlândia, a Dra. Riittakerttu Kaltiala, se pronunciou contra o tratamento de transgêneros para menores, dizendo que a grande maioria das crianças supera a confusão de sexo e gênero. Dessa forma, a psiquiatra chefe da Universidade de Tampere, lar da maior clínica pediátrica de gênero do país, explicou que quatro em cada cinco crianças que expressam a confusão de gênero superam esses […]

today9 de fevereiro de 2023 26

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%