G1 Mundo

Canadá expulsa diplomata e investiga possível ligação da Índia com assassinato de ativista de minoria religiosa

today18 de setembro de 2023 7

Fundo
share close

Hardeep Singh Nijjar foi morto a tiros do lado de fora de um templo em Surrey, Colúmbia Britânica, em 18 de junho. Ele era um grande defensor de uma pátria Sikh independente conhecida como Khalistan e chegou a ser rotulado pela Índia como “terrorista”.

“Qualquer envolvimento de um governo estrangeiro no assassinato de um cidadão canadense em solo canadense é uma violação inaceitável da nossa soberania”, disse Justin Trudeau, primeiro-ministro do país.

Ao Parlamento, o premiê contou que abordou o assassinato com o primeiro-ministro indiano Narendra Modi durante o G20, que aconteceu na semana passada. “O Canadá declarou as suas profundas preocupações aos principais responsáveis de inteligência e segurança do governo indiano”, afirmou.



Como consequência, o chefe da inteligência da Índia no Canadá foi expulso do país. “Se for verdade, isto seria uma grande violação da nossa soberania e da regra mais básica de como os países lidam uns com os outros”, disse Mélanie Joly, ministra das Relações Exteriores canadense.

O movimento Khalistan é proibido na Índia, onde as autoridades o consideram e os grupos afiliados como uma ameaça à segurança nacional. Ainda assim, o movimento ainda tem apoio em partes do território indiano e em outros países, como o Canadá e o Reino Unido.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

onda-gigante-atinge-restaurante-na-africa-do-sul

G1 Mundo

Onda gigante atinge restaurante na África do Sul

De acordo com veículos jornalísticos do país, pelo menos sete pessoas ficaram feridas. Dessas, duas foram hospitalizadas. Uma onda gigante atingiu clientes de um restaurante na praia na vila de Southbroom, na África do Sul, no domingo (17). Southbroom fica ao sul de Durban, na costa leste da África do Sul, voltada ao Oceano Índico. De acordo com veículos jornalísticos do país, pelo menos sete pessoas ficaram feridas. Dessas, duas […]

today18 de setembro de 2023 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%