G1 Santos

Caravelas-portuguesas com tentáculos de até 30 metros assustam banhistas no litoral de SP; VÍDEO

today28 de janeiro de 2024 1

Fundo
share close

Moradores do litoral de São Paulo se assustaram com o surgimento de milhares de caravelas-portuguesas, animais marinhos que podem causar queimaduras graves, nas praias da Baixada Santista durante este verão. Segundo o biólogo Erick Comin, os tentáculos presentes nessa espécie, responsáveis por queimar a pele humana, podem chegar a 30 metros de comprimento.

Em entrevista à TV Tribuna, emissora afiliada da Globo, o biólogo marinho Erick Comin explicou que, caso um banhista encontre uma caravela-portuguesa na praia, a recomendação é não encostar no animal.

“A vítima, quando atingida por elas, vai coçar e estourar essas ampolas, que são essas bolhas com ‘espinhos’. Assim, eles vão penetrar na pele”, explicou o biólogo. “Ou seja, onde coçar, além de estourar nesse lugar, vai ter [a presença dos ‘espinhos’] também na mão”.



Tentáculos das caravelas-portuguesas podem chegar a 30 metros — Foto: Arquivo Pessoal/Beatriz Torres

Comin acrescentou que, caso a vítima seja uma pessoa idosa, ou mesmo uma criança, a gravidade de uma queimadura causada pode ser maior dependendo da parte do corpo atingida.

“Se uma caravela portuguesa atinge uma região abdominal ou torácica, dependendo da gravidade, a pessoa pode sofrer uma parada cardiorrespiratória e, assim, complicar o resgate”, descreveu o biólogo.

Tentáculos das caravelas-portuguesas têm paralisante que podem chegar a 30 metros — Foto: Arquivo pessoal/Rafael Ferreira

Por fim, Comin ‘desmistificou’ meios populares de tratar as queimaduras, como lavar a ferida com água doce, passar areia ou até mesmo urina.

“O indicado, na verdade, é passar vinagre. É claro que, em casos mais severos, a indicação é que a pessoa procure um pronto-socorro imediatamente”, finalizou.

Fotógrafo registra detalhes de caravelas-portuguesas durante aparição em Bertioga, SP — Foto: Rafael Mesquita

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

festival-do-torresmo-e-atracao-em-sao-vicente,-sp

G1 Santos

Festival do Torresmo é atração em São Vicente, SP

Evento acontece até o dia 28 de janeiro na Praça 22 de Janeiro. Festival do Torresmo acontece em São Vicente, SP — Foto: Divulgação A cidade de São Vicente, no litoral de São Paulo, recebe mais uma edição do Torresmofest. O festival, que acontece entre os dias 25 e 28 de janeiro, que traz o melhor da gastronomia brasileira e mostra a diversidade de pratos à base de carne suína. […]

today27 de janeiro de 2024 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%