Prefeitura de Guarujá

Carro fúnebre de Santos Dumont será destaque nacional no Museu Aeroespacial

today23 de junho de 2023 9

Fundo
share close

Solenidade pelos 150 anos de Santos Dumont ocorreu no Iate Clube e contou com autoridades civis e militares

O prefeito de Guarujá participou das festividades dos 150 anos do aniversário do Pai da Aviação, Alberto Santos Dumont, nesta sexta-feira (23). O ato solene ocorreu no Iate Clube e formalizou a doação do carro fúnebre que conduziu o corpo do aviador para o acervo do Museu Aeroespacial do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica, no Rio de Janeiro. O veículo, que faz parte da história de Guarujá, se tornará destaque nacional.

O evento contou com o hasteamento do Pavilhão Nacional e, além do chefe do Executivo, teve a participação de secretários municipais e autoridades da Aeronáutica, Exército, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Marinha.

Dando início às honrarias, o secretário municipal de Esporte destacou a iniciativa de hasteamento da bandeira nacional como forma de estimular o patriotismo em crianças e jovens. “Desde 2021, os alunos do Promifae (Programa Municipal de Incentivo Fiscal de Apoio ao Esporte) participaram da cerimônia. É uma enorme alegria presenciá-los cantando o hino nacional”, disse.

O comandante do IV Comando da Aeronáutica (COMAER), o major-brigadeiro Luiz Cláudio Macedo dos Santos, agradeceu a iniciativa da Prefeitura de Guarujá. “Para a Força Aérea Brasileira é uma oportunidade única receber o carro fúnebre do pai da aviação em nosso acervo permanente”, ressaltou.



Para o prefeito de Guarujá, a solenidade se tornou um momento de civismo importante na Cidade. “Tenho muito orgulho de fazer parte deste ato ao lado de tantas autoridades. Agradeço a Aeronáutica por reservar um espaço especial para preservar a memória deste gênio brasileiro”, pontou.

Restauração do Carro Fúnebre

No ano passado, o veículo, um Chevrolet Ramona preto fabricado em 1929, passou por um amplo processo de restauração no município de Santos, sem custos aos cofres públicos. A ação aconteceu a partir de uma parceria da Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), com o Memorial Necrópole Ecumênica, que doou o serviço à Cidade.

Aviador brasileiro passou seus últimos dias em Guarujá

Alberto Santos Dumont era mineiro e faleceu em Guarujá, em 1932, ao cometer suicídio no Grand Hotel La Plage (hoje Shopping La Plage), na Praia de Pitangueiras, no dia 23 de julho. O corpo do aviador brasileiro foi conduzido no carro passando pela Avenida Puglisi, seguindo até a travessia de balsas entre Guarujá e Santos. De lá, o cortejo seguiu em direção a São Paulo, e depois para o Rio de Janeiro, onde foi sepultado.

Astrônomo amador, inventor, projetista, balonista e aviador, Santos Dumont construiu e voou nos primeiros balões dirigíveis com motor a gasolina, inaugurando a era dos voos controlados a partir de 1901, feito que o tornou uma das pessoas mais famosas do mundo no início do século XX.

Também foi o primeiro a decolar a bordo de um avião impulsionado por um motor a gasolina, o 14-Bis, em 1906. Voo este reconhecido pela Federação Aeronáutica Internacional (FAI) e Aero Club de Paris, como o primeiro voo homologado de um veículo ‘’mais pesado que o ar’’ assistido, fotografado e filmado.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Arhtur Godioso

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

guaruja-inicia-rematriculas-da-educacao-de-jovens-e-adultos-na-segunda-feira-(26)

Prefeitura de Guarujá

Guarujá inicia rematrículas da Educação de Jovens e Adultos na segunda-feira (26)

Interessados devem procurar um dos dois polos ofertados pela rede municipal de ensino Na próxima segunda-feira (26), a Prefeitura de Guarujá abre um novo período de rematrículas para a Educação de Jovens e Adultos (Eja). As vagas são para o Ensino Fundamental da rede municipal de ensino, do 1º ao 5º ano (Eja I) e do 6º ao 9º ano (Eja II). Os interessados podem aproveitar a oportunidade até 30 […]

today23 de junho de 2023 13

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%