G1 Santos

Casal de dentistas vai à Amazônia e realiza sonho de atender comunidades em vulnerabilidade

today19 de agosto de 2023 2

Fundo
share close

Um casal de dentistas de Santos, no litoral de São Paulo, decidiu realizar o sonho de colocar o conhecimento, tempo e trabalho a serviço de pessoas em situação de vulnerabilidade social. A ação foi realizada durante uma semana na Amazônia, onde atenderam algo em torno de 300 moradores em quatro comunidades.

Ingrid Ferreira Zoll contou ao g1, neste sábado (19), que os planos com o marido Elcio Martins Gonçalves começaram a ser desenhados em 2019, quando estiveram na Amazônia e viram a carência de assistência social da região.

“Ficamos com o objetivo de retornar para ajudar. A gente sentiu que precisava ajudar esse pessoal. Eles não têm acesso à saúde”, contou a dentista, que visitou com o marido quatro comunidades ribeirinhas que ficam a 200 km de Manaus.



Foram atendidos moradores das comunidades: Caapiranga, Botafogo, Águia e Vasco. “Não sabíamos o que íamos encontrar, mas conseguimos realizar os procedimentos. A maioria com extração e restauração”.

Casal santista realiza sonho e vai a Amazônia para oferecer tratamento dentário em comunidade — Foto: Arquivo Pessoal

De acordo com Ingrid, o local montado para atendimento não tinha aparelho de Raios X e nem permitia a confecção de próteses dentárias. A dentista explicou que para chegar às comunidades tiveram que ir de barco, e os assistentes sociais os ajudaram com a triagem, selecionando os pacientes com os principais problemas para atendimento.

“Eles não têm médicos, dentistas e nem posto de saúde. É tudo muito simples e precário, mas foi uma das melhores experiencias da minha vida por tudo que eu vivi lá. Demos o nosso melhor”, contou a dentista.

Elcio destacou um momento entre os atendimentos, o brilho nos olhos de um menino que há algum tempo se queixava de dores e não terá mais o problema.

Casal santista realiza sonho e vai a Amazônia para oferecer tratamento dentário em comunidade — Foto: Arquivo Pessoal

“Ele estava há semanas chorando na escola com dor, e sem tomar medicação. A gente com um pouco de cuidado e atendimento conseguiu recuperar a saúde do menino”, contou.

Ainda segundo o casal, a principal lição foi entender o que é ser voluntário. “Crescemos como pessoas ajudando os outros. Na verdade, a gente que foi ajudado com cada sorriso e com cada olhar”, disse Elcio.

Para realizar os atendimentos, o casal fez arrecadações com os pacientes atendidos em Santos. Eles levaram uma bagagem com aproximadamente 90 quilos em itens, entre roupas, calçados e material de higiene.

As doações foram pensadas para incluir outras pessoas no projeto. Eles agora querem engajar novos voluntário. “Com pouco, conseguimos fazer muito para quem não tem”, disse a dentista.

Casal santista realiza sonho e vai à Amazônia para oferecer tratamento dentário em comunidades — Foto: Arquivo Pessoal

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

ave-morre-apos-comer-bexigas-de-festa-no-litoral-de-sp

G1 Santos

Ave morre após comer bexigas de festa no litoral de SP

Animal morreu um dia após ser resgatado pelo Instituto Gremar na Praia da Boraceia, em Bertioga (SP). Necropsia identifica duas bexigas de festa em estômago de ave que morreu um dia após ser resgata em Bertioga, SP — Foto: Instituto Gremar/Divulgação Uma ave da espécie grazina-delicada [Pterodroma mollis] morreu um dia após ser resgatada na praia da Boraceia, em Bertioga, no litoral de São Paulo. A necropsia apontou que o […]

today19 de agosto de 2023 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%