G1 Mundo

Caso da atriz pornô: julgamento criminal de Trump chega aos últimos capítulos com argumentos finais

today28 de maio de 2024 9

Fundo
share close

O ex-presidente não queria que a atriz pornô desse entrevistas sobre um encontro sexual que os dois supostamente tiveram em 2006.

O julgamento começou no dia 15 de abril. Esse foi o primeiro julgamento criminal em que um ex-presidente do país foi réu.

Durante essas semanas, mais de 20 testemunhas prestaram depoimento.



O que acontece nos argumentos finais?

Os promotores e os advogados de defesa darão suas palavras finais. Eles vão poder se dirigir aos jurados que vão decidir se Trump é culpado ou inocente.

Os argumentos finais devem tomar o dia inteiro. Os discursos das partes não contam como evidência no caso. Uma das funções dessa parte do julgamento é fazer um resumo dos pontos mais importantes para que os jurados se lembrem deles antes de começarem a deliberar.

Os promotores devem pedir para que os jurados confiem nos documentos financeiros e nas testemunhas. As duas principais são:

  • A atriz pornô Stormy Daniels, que descreveu um encontro sexual com Donald Trump.
  • Michael Cohen, um ex-advogado de Donald Trump, que afirmou que o ex-presidente esteve diretamente envolvido no pagamento de dinheiro para Stormy Daniels.

Ex-advogado de Trump depõe em julgamento sobre dinheiro para atriz pornô

Ex-advogado de Trump depõe em julgamento sobre dinheiro para atriz pornô

A defesa chamou apenas duas testemunhas para participar do julgamento. O próprio Trump não chegou a dar seu depoimento.

A meta da defesa não é convencer os jurados que Trump é inocente, eles precisam apenas convencer um único jurado (de um total de 12) de que os promotores não provaram que Trump é culpado.

Os advogados do ex-presidente vão buscar apontar falhas na acusação dos promotores. A estratégia deverá ser a seguinte:

  • Questionar o depoimento das principais testemunhas, a atriz pornô Stormy Daniels e Michael Cohen, o ex-advogado de Trump.
  • Afirmar que Trump não negociou com Daniels.
  • Dizer que o pagamento de Trump para a atriz pornô não foi feito para vencer as eleições, mas, sim, para proteger a própria família das histórias que Stormy Daniels relatava.

Como a promotoria que precisa provar que Trump é culpado, terá a palavra final.

A última coisa antes de os jurados deliberarem

Antes dos jurados começarem a discutir entre eles se Trump é culpado ou inocente, ainda vão ouvir as instruções do juiz Juan Merchan.

O magistrado dará instruções sobre o que pode ser levado em conta na avaliação dos jurados.

Na semana passada houve uma discussão entre os promotores e os advogados de defesa sobre essas instruções.

Os representantes de Trump queriam que o juiz dissesse que os pagamentos que o ex-presidente fez não são, por si só, ilegais. Merchan afirmou que não fará isso.

Os advogados também pediram para que o juiz realce a importância extraordinária do caso, e mais uma vez Merchan afirmou que não acataria o pedido.

Os jurados entram em ação

As deliberações vão acontecer em segredo, em um cômodo reservado para os jurados. O processo é propositalmente pouco conhecido.

Os jurados vão se comunicar com a corte por meio de bilhetes. Eles podem pedir para que os juiz dê orientações legais ou para ouvir uma leitura de depoimentos dados durante o julgamento.

Não há uma previsão de quanto tempo os jurados vão demorar para decidir. As 12 pessoas vão avaliar 34 acusações de falsificação de registros comerciais, o que pode levar algum tempo. O veredicto pode até mesmo ficar para a semana que vem.

Todos os 12 jurados devem concordar com a decisão para que o juiz a aceite.

Se o júri não conseguir chegar a um consenso após vários dias de deliberações, a situação pode ficar mais difícil.

Nesse caso, os advogados de defesa podem solicitar o anulamento do julgamento. Geralmente, nessas ocasiões, o juiz convoca os jurados e insiste para que as 12 pessoas cheguem a um consenso.

Se, após essa instrução, o júri ainda não conseguir chegar a uma decisão, o juiz terá a opção de considerar o painel dividido e anular o julgamento.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

o-que-se-sabe-de-ataque-de-israel-a-campo-de-refugiados-em-rafah,-que-deixou-mortos-e-feridos

G1 Mundo

O que se sabe de ataque de Israel a campo de refugiados em Rafah, que deixou mortos e feridos

Vídeos do incidente mostram uma grande explosão e fortes chamas consumindo o local. As Forças de Defesa de Israel (FDI) disseram que tinham como alvo dois alto líderes do Hamas em um dos complexos do grupo, e que analisariam os relatos de que o fogo se espalhou para abrigos, ferindo civis. O ataque ocorreu horas depois de o Hamas ter disparado oito foguetes a partir de Rafah em direção a […]

today28 de maio de 2024 17

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%