G1 Mundo

‘Cena de filme apocalíptico’, brasileiras relatam dias caóticos com nuvem de fumaça em Nova York

today9 de junho de 2023 30

Fundo
share close

A capixaba e engenheira civil Nathália dos Reis Monteiro mora em Nova York há três anos e meio e começou a perceber que o tempo estava ficando estranho na terça-feira (6). Na quarta-feira (7), a situação piorou e ela teve que trabalhar de casa.

“Na terça à tarde já estava assim e na quarta foi um caos. Eu já estava sentindo um gosto de fumaça, de queimado, e tudo piorou na quarta. Se você saísse de casa era como se você estivesse ficando ao lado de uma churrasqueira. Era como se você tivesse vivendo um filme de apocalipse zumbi”, contou a engenheira.

Times Square alaranjada por causa da fumaça que chegou em Nova York. Foto tirada na quarta-feira (7) — Foto: Reprodução/Acervo pessoal



Nathália disse que estava conversando com a mãe de vídeo pela cidade e foi mostrando para ela como o céu estava alaranjado.

“Tava difícil para fazer qualquer atividade ao ar livre. Eu nem fui para a obra na quarta-feira, porque tava difícil de sair, ruim para respirar. É uma coisa que você não imagina viver nesse nível”, relatou Nathália.

Thaís Fernandes também é capixaba e disse nunca ter vivido algo assim. A publicitária de 31 anos mora em Nova York há quase dois. Ela disse que mesmo pela manhã, a cidade parecia noite.

“O ápice foi a quarta-feira, por volta das duas da tarde. Era impossível ver o sol e parecia noite. O céu ficou laranja e parecia que estávamos vivendo em uma fotografia de cor sépia. Foi assustador. O cheiro forte de fumaça e queimado fazia arder os olhos”, disse a publicitária.

Capixaba contou que estava difícil ver o sol em Nova York na quarta-feira (7) — Foto: Reprodução/Acervo pessoal

As duas brasileiras relataram que pessoas estavam distribuindo máscaras para quem tivesse que sair, mas a recomendação do governo americano era ficar em casa.

A publicitária registrou a qualidade do ar na quarta-feira. No aplicativo do celular, aparecia um alerta roxo avisando que a qualidade do ar estava nociva.

Capixaba Thais Fernandes registrou que a qualidade do ar estava prejudicial para a saúde na quarta-feira (7) em Nova York — Foto: Foto: Thaís Fernandes

Em fotos tiradas pelas capixabas, é possível ver a Times Square, um dos pontos mis movimentados de Nova York, com menos pessoas circulando. A aparência da cidade era como em um deserto.

Em outra foto postada nas redes sociais da Nathália, ela até reforça que o registro não tem filtro, e que a aparência do bairro Brooklyn estava insana naquele momento.

Timelapse mostra cidade de Nova York sendo encoberta por fumaça

Timelapse mostra cidade de Nova York sendo encoberta por fumaça

Para Thaís, o cenário vivenciado só relembra como as mudanças climáticas tem impactado a vida pelo mundo todo.

“Tenho medo do que esses três dias de alerta podem futuramente causar em termos de complicações respiratórias e doenças. Falamos tanto sobre mudanças climáticas como algo distante de nós, porém já chegou. Já estamos vivendo a Mudança climática. Isso foi só mais um pedido de socorro que a natureza fez e que o homem mais uma vez ignorou”, pontuou Thaís.

Brasileiras morando em Nova York fotografaram aparência da cidade com a fumaça na tarde de quarta-feira (7) — Foto: Reprodução/Acervo pessoal

VÍDEOS: tudo sobre o Espírito Santo




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

luan-santana-encerra-a-segunda-semana-do-vila-junina-praia-grande

G1 Santos

Luan Santana encerra a segunda semana do Vila Junina Praia Grande

Neste domingo (11), o cantor Luan Santana sobe ao palco do festival Vila Junina Praia Grande 2023. O show acontece no kartódromo da cidade e está previsto para começar às 20 horas, antes do cantor sertanejo os Irmãos Piologo se apresentam a partir das 17 horas. Pela primeira vez na cidade com sua nova turnê ‘Luan CIty 2.0’, o astro do sertanejo promete um show que fará os fãs viajarem […]

today9 de junho de 2023 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%